Primeira Escola de Socioeducação do Ceará vai capacitar profissionais do Sistema Socioeducativo

18 de março de 2024 - 13:20 # # #

Larissa Falcão - Ascom Casa Civil - Texto
Thiago Gaspar - Casa Civil - Fotos

Serão ofertados cursos, palestras e workshops dos mais variados temas, além de outras ações de formação e valorização

Nesta segunda-feira (18), o Governo do Ceará entregou a primeira Escola de Socioeducação do Estado. O equipamento, vinculado à Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas), está localizado no bairro Cidade dos Funcionários, em Fortaleza.

A inauguração contou com as presenças da vice-governadora e secretária das Mulheres do Ceará, Jade Romero; da secretária da Proteção Social, Onélia Santana; da secretária da Igualdade Racial, Zelma Madeira; da secretária de Gestão, Inovação e Avaliação do Ministério da Educação, Janaína Farias; do superintendente da Seas, Roberto Bassan; e outras autoridades.

Formação e valorização

A Escola de Socioeducação Milton Carlos Lima de Oliveira vai ofertar cursos, palestras e workshops dos mais variados temas para servidores do sistema socioeducativo que atuam nos Centros Socioeducativos do Estado, além dos trabalhadores da Seas.

Representando o governador Elmano de Freitas, Jade Romero destacou que a Escola concretiza o objetivo de ofertar formação contínua e valorizar os profissionais do Sistema. “No equipamento foram investidos R$ 724.271,52. Teremos nesse espaço a oportunidade da formação de nossos profissionais que, daqui a pouco, serão nossos servidores concursados. O governador Elmano anunciou 1.080 vagas para o Sistema”, afirmou.

Dentro da planejamento de capacitações está o curso inicial para socioeducadores e equipe técnica, incluindo justiça restaurativa e cultura de paz, além de formações nas áreas de saúde mental, igualdade racial, comunicação não violenta, esportes, entre outros.

Roberto Bassan, superintendente da Seas, avaliou que a Escola é um marco histórico e resultado da reorganização e avanços do Sistema. “O Ceará já é uma referência no Sistema Socioeducativo. Nós temos o Núcleo de Atendimento Integrado e, a partir do concurso público, fortaleceremos ainda mais. Também desenvolvemos uma metodologia que conseguimos diminuir a zero as situações de crise. Em 2023, não tivemos nenhuma situação de crise relevante dentro dos Centros Socioeducativos. Isso tem feito com que outros estados do País nos procure para conhecer nossa metodologia”, pontuou.

Bassan reconheceu, ainda, o engajamento de profissionais como Milton Carlos Lima de Oliveira, que dá nome ao equipamento. “Um profissional que fez a diferença e faleceu no contexto da covid-19”, completou.

Vânia Oliveira e José Felipe, esposa e filho do homenageado, respectivamente, receberam réplicas da placa de inauguração

A secretária Onélia Santana reforçou o compromisso para fortalecer o trabalho realizado nos Centros Educativos. “Esse é um momento de realização de uma construção que busca superar os desafios que já enfrentamos. Estabelecemos uma política humanizada, de reconciliação e de novos horizontes na vida dos jovens atendidos. A equipe do Sistema tem um compromisso muito forte com a sociedade”, disse.

A Escola é composta por duas salas de aula, biblioteca, sala dos professores, sala da coordenação, sala dos técnicos, sala de reunião, sala para aulas virtuais, auditório para 90 lugares, copa com refeitório e banheiros.

A coordenadora do equipamento e assistente social, Jéssica Muriel, avalia que a Escola vai ser um apoio tanto para quem atua em Fortaleza quanto em outras regiões do estado. “Os profissionais do Sistema são pedagogos, psicológicos, assistentes sociais e socioeducadores. Esse espaço é para eles, serve tanto para reuniões, rodas de conversa, convivência, além disso temos uma biblioteca integrada às outras que estão nos Centros. Temos programação de atividade para o ano todo”, explica.

Sobre a Seas

A Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) é responsável pela execução das medidas socioeducativas de internação e semiliberdade, bem como pela articulação com os municípios para a execução das medidas de meio aberto.

Possui ações voltadas ao ordenamento, estruturação e fortalecimento de políticas públicas socioeducativas alinhadas às diretrizes estabelecidas no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), por meio de um modelo de gestão, iniciado em 2016, com foco no desenvolvimento de metodologias e práticas restaurativas aos jovens em cumprimento de medidas socioeducativa.