Tamanduá-mirim é resgatado pela PMCE na cidade de Caririaçu

18 de março de 2024 - 12:58 # # # #

Ascom PMCE - Texto

Uma equipe do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) resgatou, na madrugada desta segunda-feira (18), um tamanduá-mirim. O animal ameaçado de extinção foi localizado dentro de uma residência na zona rural do município de Caririaçu – Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19) do Estado.

A composição foi acionada por populares após um tamanduá-mirim ser localizado em um imóvel na localidade de Sítio Bom Jardim. De imediato, os PMs se deslocaram até o endereço indicado e encontraram o animal. De forma segura, a equipe realizou o resgate utilizando equipamentos e meios adequados.

Após a captura, o animal foi encaminhado à ONG Biodiverse, parceira da PMCE, que se dedica à reabilitação e à soltura de animais em seus habitats naturais.

Dicas de prevenção 

Mantenha distância e observe; evite se aproximar ou interagir com o animal, pois isso pode causar estresse e comportamentos agressivos;

contate o Corpo de Bombeiros ao avistar um animal silvestre em uma situação de risco ou que possa representar perigo para a comunidade; entre em contato pelo 193, número do Corpo de Bombeiros, ou ligue 190, para acionar o Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) eles têm equipes treinadas para lidar com resgates seguros.

Evite também alimentar animais silvestres, pois isso pode incentivar sua presença em áreas urbanas e pode levá-los a se aproximarem de residências em busca de comida, causando conflitos e situações perigosas para ambas as partes; mantenha seu ambiente seguro verificando sempre se a sua residência possui aberturas e rachaduras que podem servir de acesso para animais silvestres, como cobras; mantenha portas e janelas bem fechadas, principalmente em áreas próximas a terrenos baldios ou áreas verdes.

Conscientize a comunidade; incentive seus vizinhos a adotar práticas de prevenção e respeito aos animais, evitando atitudes que possam colocar em risco tanto os animais quanto os moradores.