Museu da Imagem e do Som realiza visita mediada à exposição de Humberto Teixeira; últimos dias para visitação

20 de março de 2024 - 09:01 # # # #

Ascom MIS - Texto
Deivyson Teixeira - MIS - Fotos

“Quando o sertão ganhou o mar – A obra de Humberto Teixeira” terá visita mediada com a curadora Lu Basile; exposição segue até 31 de março

O Museu da Imagem e do Som realiza, nesta sexta-feira (22), uma visita mediada à exposição “Quando o sertão ganhou o mar – A obra de Humberto Teixeira” com a curadora Lu Basile. A programação ocorre das 16h às 18h e oferece 25 vagas. As inscrições são gratuitas e serão feitas por ordem de chegada na recepção do Anexo. A exposição está em seus últimos dias, seguindo em cartaz até 31 de março. O MIS integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, com gestão parceira do Instituto Mirante de Cultura e Arte.

Visita mediada à exposição “Quando o sertão ganhou o mar – A obra de Humberto Teixeira

Em seus últimos dias, seguindo em cartaz até 31 de março, a exposição “Quando o sertão ganhou o mar – A obra de Humberto Teixeira”, com curadoria de Lu Basile, oferece um passeio pela trajetória pessoal e profissional do compositor cearense. Natural de Iguatu, Humberto Teixeira (1915 – 1979) ficou conhecido por sua parceria musical com Luiz Gonzaga na difusão do baião.

A visita mediada aprofundará a compreensão sobre documentos do acervo que estão na exposição e a importância do grande músico cearense que introduziu ao lado de Luiz Gonzaga a música do Nordeste na Rádio Nacional. Quem era Humberto Teixeira antes da parceria com Luiz Gonzaga? Como eram suas composições? Depois da separação da parceria com Gonzaga, o que ele produziu como compositor? Como o baião chegou aos continentes? E por fim, as relações pessoais, o humor, e a personalidade rica de Humberto como um genial articulador cultural. A programação acontece das 16h às 18h e oferece 25 vagas. As inscrições são gratuitas e serão feitas por ordem de chegada na recepção do Anexo.

“Quando o sertão ganhou o mar – A obra de Humberto Teixeira”

Ocupando os andares +2 e -2 do Anexo, a exposição conduz os visitantes por diversos temas, passando pela história do Brasil e da música brasileira, as parcerias com Luiz Gonzaga e Lauro Maia, seu processo de composição, a vida no Rio de Janeiro, a atuação política e a luta pela valorização da música nacional. Estão expostos itens do acervo pessoal do artista, como registros de trabalhos inéditos, fotos, instrumentos musicais e objetos. Com expografia de André Scarlazzari, a exposição leva Humberto Teixeira ao público do MIS por meio de textos, imagens, música, dança, árvores, pássaros e outras delicadezas surpreendentes, em uma exposição interativa, criativa e emocionante. Complementando a exposição, há uma instalação sonora na Praça do MIS chamada “Varei mais de vinte serras”, de Clau Aniz.

Segundo André Scarlazzari, a concepção da expografia foi baseada em pesquisa histórica e alicerçada na estética das revistas das décadas de 1940 e 1950. No andar +2, a exposição foca na biografia do artista e em sua produção musical. Além de diversos registros em imagem, foram disponibilizadas 13 músicas de autoria de Humberto Teixeira, gravadas por diferentes intérpretes. Durante a visitação, o público pode ouvir essas músicas individualmente em fones, e também é possível acessar vídeos com as letras dessas músicas interpretadas em Libras (Língua Brasileira de Sinais), acessibilizando a informação para a comunidade surda. Há ainda o recurso de audio-descrição das ilhas temáticas do espaço, para que pessoas cegas ou de baixa visão possam compreender como estão organizados os espaços.

Já no andar -2, por meio de diferentes recursos, a exposição se volta para o universo do baião, apresentando instrumentos musicais do gênero, uma projeção que ensina os passos básicos para dançar o baião, e instalações que trazem elementos que representam a relação que a música de Humberto Teixeira tem com o bioma do sertão, com árvores e pássaros típicos da caatinga. No hall do -2 há ainda uma instalação minimalista que faz alusão à frase de Humberto Teixeira, que dizia para sua filha que “gostaria de engarrafar as nuvens” para dar de presente para ela. Uma exposição poética para um homem que fez viver a poesia.

A coleção Humberto Teixeira

A coleção Humberto Teixeira, hoje sob a guarda do Museu da Imagem e do Som do Ceará, foi adquirida pela Secretaria de Cultura do Ceará em dezembro de 2015. Formado em Direito e tendo sido um dos principais parceiros de Luiz Gonzaga, o “doutor do baião” também atuou como político. Eleito deputado federal, lutou pela lei do direito autoral e viabilizou, com a Lei Humberto Teixeira, a realização de caravanas de artistas para divulgar a música brasileira no exterior. A coleção, cujos itens são vestígios de aspectos de sua vida pessoal e sua trajetória na música e na política, é composta por livros, revistas, fotografias, discos, álbuns de recortes, projetos de leis, partituras, documentos e objetos pessoais do compositor cearense. A exposição apresenta um recorte deste vasto e precioso acervo.

Serviço:

Visita mediada à exposição “Quando o sertão ganhou o mar – A obra de Humberto Teixeira” com a curadora Lu Basile
Data: 22 de março (sexta-feira)
Horário: 16h às 18h
Vagas: 25
Inscrições: gratuitas e por ordem de chegada na recepção do Anexo

Museu da Imagem e do Som do Ceará
Endereço: Av. Barão de Studart, 410, Meireles – Fortaleza – CE

Funcionamento:
Quarta e quinta: 10h às 18h, com acesso às exposições até 17h30
Sexta a domingo: 13h às 20h, com acesso às exposições até 19h30
Entrada: gratuita
Acompanhe a programação completa no Instagram: @mis_ceara