Cagece amplia sistema de esgoto de Redenção: moradores devem aguardar autorização para se interligar

21 de março de 2024 - 11:18 # # #

Ascom Cagece - Texto e Foto

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) está ampliando o sistema de esgotamento sanitário em Redenção para beneficiar cerca de 11,8 mil pessoas. O índice de cobertura, que se refere à disponibilização do serviço na porta dos imóveis, ultrapassará a marca de 70% na sede do município, após a conclusão dos serviços em março de 2025. Até lá, a companhia orienta que os moradores aguardem a autorização para iniciar o uso da rede.

Desde o início dos serviços, as equipes sociais da Cagece realizam visitas aos imóveis para informar à população sobre os benefícios do projeto. Na fase atual, os educadores sociais orientam que a coleta de esgoto deve ser utilizada somente quando o tratamento dos resíduos estiver disponível no município.

Se as ligações domiciliares já tiverem sido construídas pelos clientes, é necessário que o uso seja suspenso e a tubulação seja vedada. Após a conclusão das obras, as equipes sociais retornarão casa a casa para informar que o sistema estará disponível para uso e reforçar o compromisso com o uso responsável da rede coletora esgoto.

A Coordenadora de Interação Social da Cagece, Sâmia Andrade, explica que durante as visitas, a companhia está realizando uma pesquisa socioeconômica em Redenção, para selecionar 3,4 mil famílias que receberão o serviço de interligação de forma gratuita. Assim como quem construirá de forma própria, os contemplados com o benefício também devem aguardar a autorização da companhia para destinar os resíduos para o sistema da Cagece.

“Se a ligação for realizada de forma indevida, antes do sistema estar liberado, poderá ocorrer vários transtornos para a população, como extravasamentos nas ruas ou retorno de esgoto para o próprio domicílio. Fazendo da maneira correta, vamos garantir mais saúde e qualidade de vida para toda a população”, alerta Sâmia.

Saiba mais

Com investimento de R$34,3 milhões, o projeto de ampliação do sistema de esgoto em Redenção fortalecerá a segurança sanitária do município. As obras incluem a execução de 18,8 km de rede coletora, a instalação de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e de cinco Estações Elevatórias de Esgoto (EEE).