Semace preside audiência pública sobre implantação de usina solar em Tauá
22 de março de 2024 - 14:47 #Estudo de Impacto Ambiental #Relatório de Impacto Ambiental #semace #taua #usina solar
Ascom Semace - Texto e Foto
A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) presidiu, nesta quinta-feira (21), audiência pública para apresentar o Estudo de Impacto Ambiental e seu respectivo relatório (EIA/Rima) da Usina Solar Fotovoltaica – UFV Carnaúba, no município de Tauá.
A gerente de Controle Ambiental da Semace, Najara Lima, presidiu a audiência, juntamente com representantes do município de Tauá, entre eles o superintendente municipal de Meio Ambiente, Emilson Costa; o secretário municipal de Urbanismo, Conservação, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Cosme da Silva, além da coordenadora socioambiental da empresa responsável pelo empreendimento, Silva Oliveira, o analista ambiental da consultoria Geosoluções Ambientais, José Orlando. Após a composição da mesa e as introduções, o estudo ambiental do complexo solar foi apresentado ao público.
A empresa Carnaúba Energia Solar será responsável pelo empreendimento localizado na Fazenda Teodósio, ocupando uma área de 471,41 hectares em Tauá. O projeto inclui cinco usinas (UFC Carnaúba I a V) com potência nominal de 192 Megawatts e potência instalada de corrente contínua de 268,32 MWp. O investimento estimado para a implementação é de aproximadamente R$ 607.000.000,00, com previsão de criação de 325 postos de trabalho durante a fase de construção.
A audiência pública é uma etapa do processo para obter a Licença Prévia, que aprova a localização do empreendimento. Após a apresentação dos estudos, eles serão analisados pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) para autorização e emissão da licença pela Semace”, destacou Najara.
Líderes comunitários, organizações ambientais, sociedade acadêmica, civil e outras partes interessadas participaram da audiência para esclarecer dúvidas sobre o projeto. O evento foi transmitido pelo canal da Semace no YouTube.
Sobre o EIA/RIMA
O Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) são documentos que apresentam os estudos realizados na área que se pretende instalar o empreendimento e debatem sobre a viabilidade do empreendimento com o órgão ambiental licenciador e com a comunidade. A audiência é o momento em que a população pode obter esclarecimentos e elucidações sobre o projeto em análise e conhecer os impactos (negativos e positivos) através da apresentação do Relatório de Impacto Ambiental (RIMA).