Rubens Matuck homenageia Aldemir Martins em nova exposição no Museu da Cultura Cearense

24 de março de 2024 - 08:22 # # #

Ascom Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura - Texto
Igor Ribeiro - Fotos

Com acesso gratuito, “Museu da Mão” convida o público a conhecer a arte popular de diferentes regiões do Brasil, acervo colecionado por Matuck ao longo de 40 anos, agora doado ao Museu.

Museu da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) que integra o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), o Museu da Cultura Cearense (MCC) e o Museu de Arte Interplanetária (MAI) abrem, na próxima quarta-feira (27), às 18h, na sala 1 do MCC, a exposição “Museu da Mão”. Concebida pelo artista paulistano Rubens Matuck, a mostra reúne mais de 400 itens, entre ferramentas, esculturas em madeira, pinturas, desenhos, gravuras, cadernos de viagens, HQs no formato de livros, peças em geral feitas à mão, fruto de trocas, reciclagens e compras que fez em viagens pelo Brasil e pelo exterior nos últimos 40 anos, muitas delas compartilhadas com o artista visual cearense Aldemir Martins, homenageado na exposição como seu mestre e grande incentivador da arte brasileira. Em espaço dedicado ao amigo e tutor, o público poderá ver trabalhos e livros de Aldemir e objetos que remetem a viagens compartilhadas entre eles.

Após a abertura, as visitações podem ser feitas gratuitamente até setembro de 2024, de quarta a sexta, das 9h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h, sempre com último acesso até as 17h30.

A mostra é uma apresentação inédita da coleção doada pelo artista-curador ao MCC. Para Valéria Laena, assessora do Museu, “os objetos no Museu da Mão são o ponto de partida para várias discussões e entendimentos sobre a produção de significados nada estáticos. Sendo assim, a doação de uma coleção construída com respeito ao ofício do artesão e artista, como a do Rubens Matuck, funciona para o MCC como um portal que se abre para recalibrar e revitalizar sua prática em relação à compreensão e a complexidades desses objetos para o museu, a cidade e seus visitantes”, reflete a gestora.

Sobre o artista

Nascido em São Paulo, Rubens Matuck é escritor, ilustrador, gravador, pintor, aquarelista, escultor, desenhista, designer gráfico, quadrinista e professor de arte. Criado em uma família de artistas, formou-se em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), em 1977. Começou sua formação artística nos anos 70, com o artista plástico moldávio Samson Flexor, e o multiartista Aldemir Martins. Com Evandro Carlos Jardim e Renina Katz, estudou gravura, e com Van Acker foi iniciado na escultura. Nos anos 80, teve contato com novas técnicas, como a fotogravura de Thereza Miranda e com Cláudio Kubrusly aprendeu a linguagem fotográfica. Fez cursos de fabricação de papel artesanal com Otávio Roth e também com o artista Jorge Mori, do qual foi aluno de pintura a óleo. Ao longo da sua carreira, Rubens Matuck realizou inúmeros Cadernos de Viagens, com aquarelas e desenhos acerca dos lugares e culturas que conheceu, hoje somados em mais de 300 unidades, dos quais 17 versam sobre o Nordeste.

Serviço:

Abertura da exposição “Museu da Mão”, de Rubens Matuck
Data: 27 de março de 2024 (quarta-feira)
Horário: 18h

Local: Sala 1 do Museu da Cultura Cearense (MCC), no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Av. Pres. Castelo Branco, S/N, em frente à Praça Cristo Redentor)
Após a abertura, as visitações podem ser feitas de quarta a sexta, das 9h às 18h (com acesso até as 17h30), e aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h (com acesso até as 17h30). Em cartaz até setembro de 2024.
Acesso gratuito e livre.
Mais informações: (85) 3488.8624 ou pelo site www.dragaodomar.org.br