Ceará tem dois Parques Nacionais entre os dez mais visitados do país em 2023

26 de março de 2024 - 14:28 # # #

Ascom Setur - Texto
Ascom Casa Civil - Foto

Os Parques Nacionais de Jericoacoara e Ubajara estão entre os mais visitados do país, conforme monitoramento realizado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Localizados no Ceará, ambos oferecem aos visitantes experiências ao ar livre e em contato com a natureza.

Situado nos municípios de Jijoca de Jericoacoara, Cruz e Camocim, o Parque Nacional de Jericoacoara recebeu 1.487.283 ao longo do ano, ocupando a terceira posição do ranking nacional.

Já o Parque Nacional de Ubajara, na Serra da Ibiapaba, registrou 210.898 visitas de janeiro a dezembro de 2023. No local, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setur), administra um teleférico responsável pelo incremento em até 50% no número de visitações. O equipamento, em fevereiro deste ano, bateu a marca de 160 mil usuários transportados desde a sua reinauguração.

Na avaliação da secretária do Turismo, Yrwana Albuquerque, as duas unidades são importantes destinos turísticos, buscados tanto por turistas nacionais como internacionais. “O Ceará é um estado que conta com uma diversidade de atrativos e todos eles são bastante buscados por visitantes. A prova disso é que dois parques estão bem posicionados no ranking nacional, um na região litorânea e outra na serrana do estado. Nosso objetivo é fomentar a vinda de mais turistas e seguir alcançando ótimos resultados como esses”, pontua.

Em todo o país, foram 11,8 milhões de visitas, recorde histórico de visitação. De acordo com o ICMBio, aproximadamente três em cada quatro parques no país conseguiram monitorar sua visitação, sinalizando uma eficiente cobertura de monitoramento.