Pinacoteca do Ceará destaca fim da exposição “Se Arar” e atividades para crianças na última semana de março

27 de março de 2024 - 11:32 # # #

Ascom Pinacoteca do Ceará - Texto e Fotos

A última semana de março na Pinacoteca do Ceará tem como destaque os últimos dias da exposição “Se Arar” e as atividades para o público infantil no “Ateliê Criança Cria”. O museu, que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante, realiza as atividades de quinta-feira (28) a domingo (31).

Em cartaz desde 3 de dezembro de 2022, aberta junto com a Pinacoteca do Ceará, a exposição “Se Arar” pode ser vista até o dia 31 de março. Reunindo 177 obras de 171 artistas de diversas gerações da arte cearense, a curadoria é assinada por Cecília Bedê, Herbert Rolim, Lucas Dilacerda, Maria Macêdo e Adriana Botelho. A coletiva faz parte da Mostra “Bonito pra Chover”, que permanece com outras duas exposições: “No lápis da vida não tem borracha”, individual de Aldemir Martins, e “Amar se aprende amando”, de Antonio Bandeira. Mais informações estão disponíveis na internet.

Na quinta-feira (28) e no sábado (30), o museu realiza o “Percursos Entrelaçados: Re-Imaginários Coletivos”, das 16h às 17h. A atividade tem o objetivo de explorar e recriar imagens que todos conhecemos, influenciadas pelo modo como vemos o mundo, moldado por tecnologias, normas, rotinas diárias e comunidades. Durante o percurso, os arte-educadores convidam o público a uma nova interpretação dessas imagens. O percurso tem classificação indicativa livre e será mediado por Wallison Azevedo e Janaína Bento. Haverá interpretação em Libras.

Na sexta-feira (29) e no sábado (30), das 15h às 16h, o público é convidado a conhecer as exposições em cartaz em uma nova faixa de horário para visitas mediadas, conduzidas pela equipe de educadores da Pinacoteca do Ceará. A participação é por ordem de chegada e cada grupo contará com até 20 pessoas. A atividade tem classificação indicativa livre e conta com acessibilidade em Libras.

O domingo (31) é reservado para a criançada no “Ateliê Criança Cria: O pequeno caderno de impressões” em duas edições. Pela manhã, a atividade ocorre de 10h às 11h, já durante a tarde vai de 15h às 16h. A ação visa explorar a construção de zines, promovendo a expressão artística e narrativa por meio da combinação de imagens e texto, após a visita à exposição “Leonilson e Das amizades”. Com mediação de Érica Xita e Andréa Dalveroni, a atividade é voltada para crianças a partir de 4 anos.

Sobre a Pinacoteca

Inaugurada em 3 de dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas.

Serviço

Programação da Pinacoteca do Ceará – 28 a 31 de março

Quinta-feira
16h às 17h
Percursos Entrelaçados: Re-Imaginários Coletivos
Mediação: Wallison Azevedo e Janaína Bento
Onde: Exposição “Se Arar”
Classificação Indicativa: livre
Acessível em Libras

Sexta-feira
15h às 16h
Visitas mediadas
Onde: Mostra Bonito pra chover e exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades”
Classificação indicativa: Livre
Acessível em Libras

Sábado
15h às 16h
Visitas mediadas
Onde: Mostra Bonito pra chover e exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades”
Classificação indicativa: Livre
Acessível em Libras

Sábado
16h às 17h
Percursos Entrelaçados: Re-Imaginários Coletivos
Mediação: Wallison Azevedo e Janaína Bento
Onde: Exposição “Se Arar”
Público indicativo: Livre
Acessível em Libras

Domingo
10h às 11h | 15h às 16h
Ateliê Criança Cria: O pequeno caderno de impressões
Mediação: Érica Xita e Andréa Dalveroni
Onde: Exposição “Leonilson e das Amizades” e Ateliê 1
Classificação indicativa: a partir dos 4 anos
Inscrições por ordem de chegada

Todas as atividades são gratuitas.As obras em exposição têm diferentes classificações indicativas. Atente para a sinalização daquelas não recomendadas para crianças ou adolescentes. A programação infantil requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável por cada criança. A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis

Exposições em cartaz

Mostra “Bonito Pra Chover”: “Se Arar”, “No Lápis da Vida Não Tem Borracha” e “Amar se Aprende Amando” – até o primeiro trimestre de 2024.

Exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades” – até 26 de maio de 2024.

Visitas de quinta a sábado, das 12h às 20h, e domingos, de 10h às 18h.