Centro de Educação Infantil traz mais conforto para crianças do Icó
28 de março de 2024 - 16:17 #CEI #Icó #SPS
Carolina Parente - Ascom SPS - Texto e Foto
Carolina Parente e Nívia Uchôa - SPS - Fotos
O município de Icó, no Centro Sul do Ceará, foi contemplado com a implantação de um Centro de Educação Infantil (CEI), reforçando a política de desenvolvimento infantil e socialização familiar e comunitária no Estado. A inauguração do equipamento aconteceu na manhã desta quarta-feira (27) e contou com a presença da secretária da Proteção Social (SPS), Onélia Santana, e da prefeita da cidade, Laís Nunes.
A titular da pasta enfatizou que a ocasião representa uma grande alegria e deve ser comemorada. “Esse é um momento tão festivo e simbólico para a história das crianças de Icó. É por elas que estamos aqui”, ressaltou.
Construído pelo Governo do Estado, o CEI de Icó está situado no bairro São Vicente de Paulo e tem área de 631,56 m², podendo receber 208 crianças diariamente. O local possui sala de informática, salas de atividades, parquinho, dormitório, berçário, fraldário e banheiros infantis. O espaço conta também com refeitório, cantina, cozinha, despensa, depósito de Material de Limpeza (DML) e tanques para lavagem de roupas.
O equipamento faz parte do programa Mais Infância Ceará, coordenado pela SPS, o equipamento absorveu investimentos de R$ 2.139.789,73, financiado pelo Governo do Ceará e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares III), da SPS.
Importância do CEI para a comunidade
A diretora do Centro, Vânia Faustino, comentou sobre a relevância da inauguração do centro para a comunidade. “Esse é um momento muito aguardado pela nossa equipe. Antes, nós estávamos funcionando em casas alugadas, pequenas, que deixavam as crianças desconfortáveis”.
Para Júnior Nogueira e Anny Furtado, pais de Maria Aurora, de 1 ano e 8 meses, o Centro de Educação Infantil simboliza o cuidado que os pequenos necessitam. “Com uma estrutura melhor, me sinto mais confiante e segura em deixar nossa criança (no CEI)”, comentou Anny.