SSPDS promove reunião com órgãos judiciários tendo como debate o reforço na segurança em eventos esportivos

29 de março de 2024 - 10:08 # # # #

Ascom SSPDS - Texto
Paulo Victor Cavalcanti - SSPDS - Fotos

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) promoveu, por meio da Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol), uma reunião para o alinhamento de ações voltadas para garantir e reforçar a segurança nos estádios e em eventos esportivos na Capital. A reunião aconteceu na tarde da última quarta-feira (27), no auditório da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), no Centro Integrado de Segurança Pública do Ceará (Cisp/CE), no bairro Aeroporto, em Fortaleza.

Dentre as pautas debatidas na reunião, está a nova Lei Geral do Esporte, que foi instituída em junho do ano passado. Em especial, os artigos que tratam do direito à segurança nos locais onde são realizados os eventos esportivos antes, durante e após a realização.

“A reunião de alinhamento entre Polícia Civil, Polícia Militar, Ministério Público e Poder Judiciário no contexto da nova Lei Geral do Esporte é muito importante, uma vez que tem por escopo potencializar as ações dentro e no entorno dos estádios, visando proporcionar ainda mais segurança para os torcedores de bem que pretendem assistir aos jogos de forma presencial”, destacou o delegado Harley Filho, coordenador da Copol.

O encontro contou com a participação de representantes da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio de delegados lotados nas delegacias plantonistas que recebem ocorrência em estádios na Capital; da Companhia de Policiamento em Eventos do Batalhão de Choque (BPChoque), da Polícia Militar do Ceará (PMCE); de representantes do Juizado do Torcedor do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE); e do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE).

A reunião aconteceu em formato de mesa-redonda, permitindo que todos os representantes expusessem as visões de cada órgão em relação a ocorrências em eventos esportivos, em especial, na Arena Castelão, que reúne grandes públicos em eventos esportivos na cidade de Fortaleza.