Avanço na educação: Ceará lidera Ioeb e tem 31 municípios entre os 50 melhores do ranking

2 de abril de 2024 - 13:25 # # # #

Ascom Seduc - Texto

O Ceará segue como destaque quando o assunto é a oferta de uma educação de qualidade. O Estado apresenta o melhor resultado do Brasil, ao lado de São Paulo, no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (Ioeb) 2023, com nota 5,5. Além disso, 31 municípios cearenses estão entre os 50 melhores do país conforme o indicador.

Elaborado pela Roda Educativa, o Ioeb é calculado a partir dos resultados do Censo Escolar e do Sistema de Avaliação da Educação Básica, analisando como as oportunidades educacionais se diferenciam em cada território. Para isso, avalia os resultados de aprendizagem dos estudantes e os insumos, ou seja, as condições da política educacional para garantir as aprendizagens.

De acordo com o índice, Ararendá, no Sertão de Cratéus, apresenta a melhor nota entre todos os municípios brasileiros: 7,3. Na segunda posição, está o município de Cruz (7,0) e, na terceira, Milhã (6,7).

A secretária da Educação, Eliana Estrela, comemorou o resultado. Segundo ela, o reconhecimento é fruto dos investimentos do Governo do Ceará em políticas que garantem mais oportunidades educacionais aos estudantes cearenses, além da parceria com os municípios por meio do regime de colaboração. “Este resultado demonstra o compromisso do Governo do Ceará com a oferta de uma educação de qualidade para cada cearense. É o fruto de uma parceria contínua junto aos municípios para garantir melhores oportunidades de ensino e aprendizagem aos nossos estudantes”, destacou a secretária.

Destaque no Ideb

A educação cearense também foi destaque no último resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que apresentou dados de 2021. A rede pública cearense permaneceu com o melhor resultado do país nos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e conquistou o 2º e 3º lugar nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e do Ensino Médio, respectivamente.

De acordo com o Ideb 2021, 87 escolas cearenses estão entre os 100 melhores resultados nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Dos 10 municípios mais bem colocados no Brasil nos anos iniciais, os seis primeiros são cearenses, com destaque para Ararendá, que ficou em 1º lugar, com o Ideb 9,5.

Já nos anos finais, 70 escolas estão no ranking dos 100 melhores resultados do país. Dos 10 melhores municípios, os cinco primeiros são cearenses. Ararendá também ficou em 1º lugar neste indicador, com o Ideb 8,1. Entre as 10 melhores escolas, oito são do Ceará.

No Ensino Médio, são 23 escolas da rede estadual entre as 100 melhores do Brasil no Ideb. Nesta etapa da educação básica, o Ceará divide a primeira posição da região Nordeste com Pernambuco.