Novas etapas da Conferência Estadual de CT&I serão online

3 de abril de 2024 - 10:50 # # # #

Ascom Secitece - Texto

As próximas etapas da Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação 2024 acontecerão de forma online. A mudança de formato foi aprovada em reunião realizada pelo Comitê Organizador na última quinta-feira (28), com o objetivo de ampliar a possibilidade de participação dos atores envolvidos no ecossistema estadual de CT&I.

O evento é realizado pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) com o objetivo de identificar os temas prioritários de CT&I para o desenvolvimento sustentável do Ceará, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), assim como com os 98 programas definidos no Plano Plurianual 2024-2027 do Governo do Estado do Ceará.

Confira as datas das etapas regionais da conferência estadual

11 de abril, quinta-feira | Sertão Central, Sertão de Crateús, Sertão dos Inhamuns, Sertão de Canindé e Vale do Jaguaribe

16 de abril, terça-feira | Cariri e Centro-Sul

18 de abril, quinta-feira | Grande Fortaleza, Litoral Leste e Maciço de Baturité

Eixos temáticos

Durante a Conferência Estadual, os participantes debaterão em torno de quatro eixos temáticos: Recuperação, expansão e consolidação do Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação; Reindustrialização em novas e apoio à inovação nas empresas; Ciência, tecnologia e inovação para programas e projetos estratégicos estaduais; e Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento social.

As propostas definidas no evento cearense serão levadas para a Conferência Regional Nordeste, em Recife, e ainda vão subsidiar a realização da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que acontece em Brasília, no mês de junho.

5ª CNCTI

A 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação é o mais importante e democrático evento voltado ao debate das políticas públicas do setor. Realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o encontro acontecerá de 4 a 6 de junho, em Brasília (DF), com o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido”.

O evento conta com a organização do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), organização social supervisionada pelo MCTI, e articulação de mais de 40 instituições e oito ministérios.

A CNCTI tem caráter consultivo e volta a ser organizada depois de um hiato de 14 anos. Seu objetivo é discutir junto à sociedade as necessidades na área de CT&I e propor recomendações para a elaboração de uma nova Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) que deverá ser seguida pelos próximos anos (2024-2030). A nova estratégia substituirá a de 2016-2023, que durante o evento, também terá seus programas, planos e resultados analisados.

Saiba mais em https://www.sct.ce.gov.br/cecti/