Cinema do Dragão realiza pré-estreia gratuita de série documental em celebração aos 80 anos de Fausto Nilo, nesta sexta-feira (5)

5 de abril de 2024 - 11:48 # # #

Ascom Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura - Texto e Foto

Nesta sexta-feira, 5 de abril, data em que o arquiteto, compositor e músico Fausto Nilo completa 80 anos, o Cinema do Dragão, cinema da que integra o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, complexo cultural da Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Estado do Ceará (Rece) ligados à Secult Ceará, gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar, apresenta a pré-estreia do primeiro episódio da série documental ‘Fausto: Folia das Formas’, de Lúcio Flávio Gondim, a partir das 19h. Dividida em três partes, a série traz o depoimento de personalidades de variados campos, na tentativa de esboçar um panorama temático variado em torno do legado do homenageado. A exibição será seguida de debate com o realizador e a equipe. O acesso é gratuito mediante a retirada de ingresso na bilheteria do Cinema, uma hora antes do início da sessão.

Na série, o realizador Lúcio Flávio Gondim destaca a variada e importante produção de Fausto Nilo, extrapolando a figura carismática para chegar às importantes contribuições que seu pensamento, poética e obras renderam em âmbitos diversos, seja na cidade, na cultura, na memória, no patrimônio e na democracia, sempre com ênfase na atuação da sociedade civil enquanto agente política.

Foram entrevistados arquitetos, cantores, compositores, gestores da cultura, além de jornalistas, pesquisadores, políticos, produtores, familiares e artistas da atual cena musical cearense. O projeto audiovisual se estende pelo ano de 2024 e pretende passar por diferentes equipamentos culturais da capital e do interior do estado do Ceará.

O homenageado

Fausto Nilo é um artista cearense, de Quixeramobim, com uma marca monumental na cultura brasileira. São mais de quinhentas canções e mil gravações feitas com e para artistas dos mais variados gêneros e estilos musicais. Algumas de suas letras se tornaram clássicos do nosso cancioneiro, sendo interpretadas por nomes como Gal Costa, Maria Bethânia, Ney Matogrosso, Elba Ramalho, Nara Leão e Lulu Santos. Ao lado dos parceiros Moraes Moreira, Pepeu Gomes, Fagner, Dominguinhos, Chico Buarque, Geraldo Azevedo, Chico César, Zeca Baleiro e de outros, a lírica de Fausto ganhou voz e corpo múltiplos: desde blocos de carnaval a baladas de amor. É também um dos mais destacados arquitetos e urbanistas do Ceará, responsável, junto a Delberg Ponce de Leon, por projetos como o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Serviço

Pré-Estreia do documentário “Fausto: folia das formas”, com direção de Lúcio Flávio Gondim, exibição seguida de debate com o realizador e a equipe
Data: 5 de abril de 2024 (sexta-feira)
Horário: 19h
Local: Na Sala 1 do Cinema do Dragão, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)
Acesso gratuito e livre mediante retirada de convite na bilheteria do Cinema, 1h antes da sessão. Duração: 85 min.