Hospital Regional do Cariri supera oito milhões de atendimentos em 13 anos de funcionamento

5 de abril de 2024 - 13:50 # # # #

Naiara Carneiro - Ascom HRC - Texto
Cícero Dantas - Ascom HRC - Fotos

HRC é referência para 45 municípios da macrorregião do Cariri

Referência no atendimento a casos de média e alta complexidade, o Hospital Regional do Cariri (HRC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), completa 13 anos no próximo dia oito de abril de 2024. Desde sua inauguração, em 2011, o HRC já realizou mais de oito milhões de atendimentos. Ao todo, foram 465.248 atendimentos na emergência, 99.058 procedimentos cirúrgicos, 119.534 atendimentos ambulatoriais, 7.391.104 exames de imagem e laboratoriais e 78.744 internações.

Localizado em Juazeiro do Norte, O HRC foi o primeiro hospital público da rede estadual construído no interior do Ceará, e atende aproximadamente 1,5 milhão de pessoas dos 45 municípios que integram a macrorregião do Cariri.

O equipamento é referência no atendimento de casos de AVC agudo, subagudo e traumatologia. Dispõe de serviço de Clínicas Médica e Cirúrgica; Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) Adulto; Unidades de Cuidados Especiais Adulto; Unidade de Acidente Vascular Cerebral (AVC) – casos agudos e subagudos e traumas de alta complexidade, além de ambulatório para pacientes do trauma e AVC. Possui hoje 300 leitos ativos, sendo 184 leitos de enfermaria, 50 leitos de UTI, 54 leitos de observação na emergência e 12 leitos de recuperação pós-anestésica.

Em 13 anos, HRC já realizou mais de 99 mil cirurgias

Entre os pacientes que já foram atendidos pelo HRC está o churrasqueiro João Paulo da Silva, 42. Ele é proveniente da cidade do Crato e sofreu um acidente em julho de 2023, sendo socorrido diretamente para o HRC, onde passou 110 dias internado. “Chegando lá fui bem atendido, tive uma ótima assistência, me trataram bem ao longo do tempo que passei internado. Mas graças a Deus e aos profissionais do HRC, estou aqui contando meu depoimento. O hospital está de parabéns, com excelentes profissionais para cuidar da saúde e do bem estar de todos os pacientes. Eu só tenho a agradecer por tudo que fizeram por mim”, relata.

Safira Fideles, 20, sobrinha de João Paulo, acompanhou o tio no período de internação no HRC. “A assistência é muito boa, o tratamento dele que teve em casa também com a equipe do Programa de Atendimento Domiciliar, super cuidadosos. Foi tudo de bom, só gratidão a todos que cuidaram tão bem dele”, afirma.

O HRC conta hoje com mais de 1.700 trabalhadores. Entre eles, o enfermeiro Luciano Moreira, 38, que atua na emergência da unidade desde 2012. “Quando o Regional começou a ser construído, eu estava na faculdade, e sempre que eu passava em frente daquele grande prédio a se erguer a cada dia, eu me imaginava trabalhando nele, e determinei que eu iria realizar esse sonho”, diz.

Ao lembrar dos momentos mais marcantes dessa trajetória, ele destaca a pandemia da covid-19 como o mais desafiador. “Ainda lembro do primeiro paciente a ser internado na primeira UTI covid, eu que o recebi e fiz a classificação de risco”, conta. Hoje, Luciano é coordenador de enfermagem da emergência. “Espero continuar fazendo história por aqui, ajudando a quem necessitar”, completa.

Reconhecimento

Desde 2016, o HRC mantém a Acreditação em Excelência pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Essa acreditação no mais alto nível indica que o hospital cumpre padrões de qualidade e segurança do paciente, além de ter padrões de gestão integrada e demonstrar uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional.

Segundo o diretor-geral do HRC, Dr. Giovanni Sampaio, são muitos motivos para comemorar. “A gente só tem mesmo é que comemorar esses 13 anos, e que venham mais 13 anos de muito trabalho exitoso, de muito trabalho em prol da comunidade da nossa região. Quero agradecer a todos que fazem o Hospital Regional, de todos os setores, e a cada um que desenvolve seu trabalho com excelência e de fundamental importância. Nenhum servidor, ou nenhum posto de trabalho, tem êxito no Hospital Regional do Cariri se não tiver a soma de todas as pessoas que aqui devotam seu trabalho com muito entusiasmo e galhardia”, destaca.

Trabalho reconhecido com excelência

Em 2022, o HRC foi classificado como o 14° melhor hospital público do Brasil pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross), em conjunto com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), a ONA e o Instituto Ética Saúde (IES). Essa iniciativa reconhece as instituições hospitalares do Sistema Único de Saúde (SUS) que demonstram maior eficiência, recebem avaliações positivas dos usuários e se destacam pela qualidade e segurança oferecidas aos pacientes.

Residências

Com seis programas de residência médica, 124 profissionais especialistas já foram formados no HRC, nas áreas de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Radiologia e Diagnóstico por Imagem e Medicina de Emergência e Medicina Intensiva. Neste mês de abril foi iniciada a primeira turma da residência em Anestesiologia.

Programa de residência já formou 124 profissionais

Há ainda um Programa de Residência Multiprofissional em Neurologia e Neurocirurgia, com vagas para Enfermagem, Fisioterapia, Serviço Social e Nutrição. Além dos programas de residência, o HRC é campo de estágio para todos os cursos da área de saúde da região, por meio de convênios com instituições públicas e privadas.

Comemorações

Para celebrar os 13 anos de funcionamento, o HRC vai realizar, no próximo sábado (6), das 8h às 11h, na recepção do ambulatório, uma ação social para toda a comunidade. Na ocasião, serão ofertados diversos serviços, com o apoio de instituições parceiras, como corte de cabelo, aferição de pressão arterial e teste de glicemia, aulão de dança, massagem, limpeza de pele, entre outros; além de orientações sobre sinais do AVC com uma equipe multiprofissional do hospital e ação educativa sobre segurança no trânsito com o Demutran de Juazeiro do Norte.

As comemorações continuam no dia oito de abril, com um momento ecumênico a partir das 9h, encerrando ao meio-dia com apresentação da Banda de Música Padre Cícero, na recepção principal.