Dia da Engenharia: conheça os serviços e a atuação do Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio do CBMCE

10 de abril de 2024 - 13:54 # # # #

Ascom SSPDS - Texto e Fotos

Responsáveis pela segurança e proteção das edificações quando se trata da prevenção de incêndios, o Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) proporciona diversos serviços que possibilitam que as construções cearenses estejam de acordo com as normas de prevenção de incêndio e pânico. É sabendo da importância da engenharia para a boa estrutura desses locais, que a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) aproveita o Dia da Engenharia, celebrado neste dia 10 de abril, para destacar os excelentes serviços prestados pelo CEPI.

Responsável pela fiscalização e acompanhamento dos requisitos técnicos contra incêndios, o comando também é encarregado de verificar projetos de edificações antes e depois de sua liberação ao uso, seja referente a pequenas edificações, condomínios, eventos e espaços de lazer. Para algumas dessas verificações, são realizadas vistorias, processo no qual o cidadão iniciará o procedimento para obter o Certificado de Conformidade do Corpo de Bombeiros. Esse atestado indica que a edificação está de acordo com as normas vigentes de segurança contra incêndio e pânico.

Durante o ano de 2023, o CEPI realizou 36.141 análises e vistorias técnicas. “Nós realizamos vistorias e análises técnicas das edificações, de modo a assegurar que os projetos de engenharia planejados para aquele local possuam um sistema de prevenção de incêndio e pânico que seja efetivo. Isso nos permite ter uma percepção geral para garantir a segurança das edificações no combate a incêndio e, obviamente, da população que frequenta esses locais”, explica o Comandante do CEPI, tenente-coronel Joel de Abreu Nobre.

Serviços

Dentre os serviços prestados pelo comando estão: solicitação de análise de projetos, vistoria técnica, acompanhamento de solicitação e verificação de autenticidade de documento emitido, emissão de taxas, classificação das edificações, dentre outros.

Outro serviço prestado à população em geral é o compartilhamento de informações e retirada de dúvidas. “O Cepi sempre busca divulgar essa questão da segurança contra o incêndio e garantir que a população tenha fácil acesso a informações sobre nossa atuação. Por isso, realizamos pesquisas, seminários e palestras. Também temos projetos com estagiários e profissionais da engenharia para que esses possam ter o conhecimento necessário sobre segurança, prevenção e proteção contra incêndios”, comentou o chefe da Célula de Pesquisa do Cepi, capitão Filipe Eduardo Bastos Bentemuller.

Para auxiliar a população, o CEPI também disponibiliza uma relação de empresas e profissionais cadastrados que podem ser contactados para ajudar ou realizar a preparação do projeto de prevenção a incêndio que, posteriormente, deverá ser apresentado para análise do CEPI. A listagem está no site do CEPI e também conta com tópicos que envolvem serviços e produtos relacionados à segurança contra incêndio e pânico.

Projeto de segurança para edificações

Um projeto de segurança é necessário quando a edificação for maior que 750m² e área construída e/ou maior que 3 (três) pavimentos. Também é necessário quando: a atividade principal for indústria de alto risco; o evento temporário necessitar de estrutura; em casos de construções temporárias em locais de difícil evacuação; em local de reunião de público com capacidade acima de 100 (cem) pessoas; em área destinada a venda e depósito de explosivos, portos, casas de fogos, teatros, cinemas e hotéis.

Sobre o CEPI

O Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (Cepi) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará é o órgão de execução programática responsável pelo controle da observância dos requisitos técnicos contra incêndios e de projetos de edificações. Desde 19 de fevereiro de 2019, a antiga Coordenadoria de Atividades Técnicas (CAT) passou a se chamar Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (Cepi), por força do Decreto Estadual nº 32.978. Para mais informações e serviços, clique aqui.