Jovens da zona rural de Camocim participam de capacitação profissional para o primeiro emprego

10 de abril de 2024 - 08:31 # # #

Sheyla Castelo Branco - Ascom SPS - Texto
Arquivo Pessoal - Fotos

Olavo Moraes, 19 anos, conta, empolgado, que vem aprendendo diferentes atividades na fazenda Aquafort, uma empresa especialista em cultivo e industrialização de camarão. Olavo é um dos 62 jovens do município de Camocim que estão se capacitando através do Programa Primeiro Passo, linha de qualificação profissional da Secretaria da Proteção Social. Ele mora na zona rural, na localidade de Vila Guriú, e se inscreveu no curso de Assistente de Produção, da linha Jovem Aprendiz, em agosto do ano passado. Além de participar da capacitação profissional, o jovem celebra a conquista do seu primeiro emprego.

“Estou muito orgulhoso de ter conquistado meu primeiro trabalho. Aprendi no curso de Assistente de Produção a importância de manter uma postura profissional, de valorizar meus conhecimentos e saber como ofertá-los à empresa.Tenho participado de vários processos dentro da Aquafort, e todos os dias, aprendo algo novo em relação ao cultivo e reprodução de camarões. Tem sido uma experiência intensa e que vem me proporcionando amadurecimento para experiências futuras”, explica o jovem.

Ao todo, o Primeiro Passo está capacitando 85 jovens das zonas rurais dos municípios de Camocim, Quixeramobim, Salitre e Itapiúna. Em Camocim, dos 62 jovens capacitados nos cursos de Assistente Administrativo e Assistente de Produção, 15 moram na zona rural, na localidade de Vila Guriú. As aulas iniciaram em agosto do ano passado e seguem até o mês de julho deste ano.

O diretor da Aquafort, Daniel Poveda, ressalta que é muito gratificante abrir esse espaço na empresa para que jovens do município de Camocim, sobretudo, os que residem na zona rural, possam ingressar no primeiro emprego. “A Aquafort já tem duas décadas no Ceará e temos muito orgulho de dizer que esta já é a segunda geração que estamos empregando. Muitos destes jovens são filhos dos nossos funcionários e, com o Primeiro Passo, eles estão tendo a oportunidade de se capacitar e buscar sua primeira oportunidade já qualificados”, reitera Daniel. Atualmente, a Aquafort conta com 11 jovens aprendizes em seu quadro de funcionários e efetivou uma das jovens encaminhadas para a empresa através do Primeiro Passo.

Ana Caroline de Araújo, 24 anos, é uma das alunas do curso de Assistente de Produção do Primeiro Passo e conseguiu, além da primeira experiência no mercado de trabalho, sua efetivação na empresa Aquafort.

“Estou trabalhando na área administrativa da empresa. Faço registros de todos os manejos, uso planilhas e aplicativos da própria Aquafort. Hoje eu olho para traz e vejo claramente o quanto cresci profissionalmente nestes quatro meses trabalhando aqui e frequentando o curso de Assistente de Produção. Para nós, que moramos em zona rural, tudo é sempre mais difícil, e ter tido essa oportunidade me deu novas perspectivas. Futuramente, pretendo iniciar uma faculdade nessa área e seguir crescendo profissionalmente”, revela Ana Caroline.

A coordenadora da Inclusão Social da SPS, Jéssica Souza, destaca que o Primeiro Passo tem o compromisso de levar capacitação para todo o Ceará. “Estas turmas representam uma conquista muito importante para a política de Inclusão Social da SPS. Qualificar jovens que antes não tinham perspectivas de emprego e, com isso, possibilitar a entrada deles no mercado de trabalho é extremamente gratificante e nos mostra que estamos no caminho certo. O Programa Primeiro Passo vem transformando a vida de centenas de jovens por todo o nosso Estado”, conclui a coordenadora.