Pinacoteca do Ceará oferece oficina de bordado para surdos, visitas mediadas e atividades infantis

10 de abril de 2024 - 11:35 # # # #

Ascom Pinacoteca - Texto
Marília Camelo - Foto

As atividades formativas voltadas para a comunidade surda se inserem nas atividades do Mês da Lei de Libras. O equipamento também realiza atividades infantis no domingo (14)

Oficina de bordado voltada para a comunidade surda, visitas mediadas temáticas e atividades infantis são algumas das atividades na programação semanal da Pinacoteca do Ceará. O museu, que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante, convida o público a conferir ainda os trabalhos dos artistas cearenses Antonio Bandeira, Aldemir Martins e Leonilson, que estão em cartaz de quinta a sábado, das 12h às 20h, e aos domingos, de 10h às 18h. O acesso é inteiramente gratuito.

A programação tem início com o “Percursos Entrelaçados: Crônicas do Inconsciente” na quinta-feira (11), das 16h às 17h. O programa convida os participantes a uma visita sinestésica por meio dos sentidos, movimentos do corpo e elementos da natureza presentes na exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades”. A mediação será feita por Liza Maria e Janaína Bento, além de contar com interpretação em Libras.

Na sexta-feira (12) e no sábado (13), das 15h às 16h, o público pode conhecer todas as exposições em cartaz por meio das Visitas Mediadas, conduzidas pela equipe educativa do museu. Atualmente, a Pinacoteca do Ceará conta com as individuais “Amar se aprende amando”, de Antonio Bandeira, e “No lápis da vida não tem borracha”, de Aldemir Martins, da Mostra Bonito Pra Chover, além da coletiva “Leonilson e Das Amizades”.

A classificação indicativa é livre e haverá interpretação em Libras. Para participar, basta comparecer ao ponto de encontro, próximo à recepção, 15 minutos antes do horário ofertado e fazer sua inscrição. A participação é por ordem de chegada, no limite de até 20 pessoas por grupo.

Oficinas

Neste mês em que celebramos a Lei de Libras, sancionada em 24 de abril de 2002, todas as Oficinas de Ateliê serão exclusivamente voltadas para pessoas surdas ou sinalizantes de Libras. Neste sábado (13), o museu realiza a edição “Bordado: usando as mãos”, que ocorre das 14h às 16h, com a tradutora e intérprete de Libras Samantha Alves. A oficina integra mediação e prática, proporcionando um ambiente de partilha e experimentação no bordado, inspirado pelas obras da exposição “Leonilson e Das amizades”. A ideia é que o público dialogue sobre bordado enquanto divide histórias pessoais e explora a relação com a arte, os artistas e suas criações. São disponibilizadas 10 vagas para a atividade, que será realizada no Ateliê 3.

O “Percursos Entrelaçados: Turbulências e Mergulhos” acontece também no sábado (13), das 16h às 17h, e propõe uma visita ao imaginário criativo de Leonilson a partir de suas simbologias singulares envolvendo os sentimentos e perspectivas do artista. A mediação será feita por Érica Xita, tem classificação indicativa livre e interpretação em Libras.

A programação finaliza no domingo (14) com o Ateliê Criança Cria “De ponto em ponto: criança cria e borda”. Nesta edição, o objetivo é experimentar e desenvolver criações com linhas a partir dos bordados presentes na obra de Leonilson. A atividade ocorre em duas edições, das 10h às 11h e das 15h às 16h, com mediação de Lígia Bessa e Liza Maria no Ateliê 1 da Pinacoteca do Ceará.

Sobre a Pinacoteca

Inaugurada em 3 de dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas.

Serviço

O que: Programação da Pinacoteca do Ceará – 11 a 14 de abril

> Quinta-feira, 11.4

16h às 17h

Percursos Entrelaçados: Crônicas do Inconsciente

Mediação: Liza Maria e Janaína Bento

Onde: Exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades”

Classificação indicativa: Livre

Acessível em Libras

> Sexta-feira, 12.4

15h às 16h

Visitas mediadas

Onde: Mostra Bonito pra chover e exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades”

Classificação indicativa: Livre

Acessível em Libras

> Sábado, 13.4

14h às 16h

Oficinas de Ateliê – Bordado: usando as mãos

Mediação: Samantha Alves

Onde: Ateliê 3 da Pinacoteca do Ceará

Classificação indicativa: Livre

Para pessoas surdas e sinalizantes em Libras a partir de 15 anos

10 vagas | Inscrições por ordem de chegada

Acessível em Libras

> Sábado, 13.4

15h às 16h

Visitas mediadas

Onde: Mostra Bonito pra chover e exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades”

Classificação indicativa: Livre

Acessível em Libras

> Sábado, 13.4

16h às 17h

Percursos Entrelaçados: Turbulências e Mergulhos

Mediação: Érica Xita

Onde: Exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades”

Classificação indicativa: Livre

Acessível em Libras

> Domingo, 14.4

10h às 11h | 15h às 16h

Ateliê Criança Cria – “De ponto em ponto: criança cria e borda”

Mediação: Lígia Bessa e Liza Maria

Onde: Ateliê 1 da Pinacoteca do Ceará

Classificação Indicativa: crianças a partir de 5 anos

Acessível em Libras

> Todas as atividades são gratuitas.

> As obras em exposição têm diferentes classificações indicativas. Atente para a sinalização daquelas não recomendadas para crianças ou adolescentes.

> A programação infantil requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável por cada criança.

> A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis

Exposições em cartaz:

Mostra “Bonito Pra Chover”:

“No Lápis da Vida Não Tem Borracha” – até 1º de setembro de 2024

“Amar se Aprende Amando” – até 1º de setembro de 2024

Exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades” – até 26 de maio de 2024.

Visitas de quinta a sábado, das 12h às 20h, e domingos, de 10h às 18h.