PMCE resgata frango-d’água-azul encontrado dentro de residência em Juazeiro do Norte

10 de abril de 2024 - 14:26 # #

Ascom SSPDS - Texto e Fotos

Uma ação da Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA), resultou, na manhã dessa terça-feira (09), no resgate de um frango-d’água-azul. O animal foi localizado em uma residência no município de Juazeiro do Norte – Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19) do estado.

A composição tomou conhecimento de que o animal silvestre teria invadido um imóvel. Imediatamente, a equipe policial diligenciou até o endereço indicado e encontraram a ave na residência, no bairro Frei Damião. A proprietária teria se deparado com o animal e solicitado o resgate.

A ave foi capturada de forma segura, utilizando equipamentos e meios adequados pelos Policiais Militares, em seguida o animal foi encaminhado para a ONG BiodiverSe (unidade de tratamento especializada) onde passará por um período de triagem e em seguida será devolvido à natureza.

Dicas de prevenção que a população pode adotar

Mantenha distância e observe. Evite se aproximar ou interagir com o animal, pois isso pode causar estresse e comportamentos agressivos.

Contate o Corpo de Bombeiros ou o BPMA, da PMCE, ao avistar um animal silvestre em uma situação de risco ou que possa representar perigo para a comunidade. As instituições têm equipes treinadas para lidar com resgates seguros.

Evite alimentar animais silvestres, pois isso pode incentivar sua presença em áreas urbanas e pode levá-los a se aproximarem de residências, em busca de comida, causando conflitos e situações perigosas para ambas as partes.

Mantenha seu ambiente seguro, verifique se a sua residência possui aberturas e rachaduras que podem servir de acesso para animais silvestres. Mantenha portas e janelas bem fechadas, principalmente em áreas próximas a terrenos baldios ou áreas verdes.

Conscientize a comunidade e incentive seus vizinhos a adotar práticas de prevenção e respeito aos animais, evitando atitudes que possam colocar em risco tanto os animais quanto os moradores.