Cogerh lança Planos dos Recursos Hídricos do Ceará nos dias 17 e 18 de abril, em parceria com o programa Cientista Chefe

11 de abril de 2024 - 08:06 # # # #

Ascom Corgerh - Texto, Foto e Infografia

A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) realizará nos dias 17 e 18 de abril um seminário na sede da companhia, em Fortaleza, para marcar o lançamento dos Planos de Recursos Hídricos das regiões hidrográficas do Ceará. Os planos foram desenvolvidos no âmbito do Programa Cientista Chefe de Recursos Hídricos, uma iniciativa que visa combinar o conhecimento científico com a gestão pública para enfrentar os desafios relacionados à água no estado.

Na ocasião, haverá uma apresentação do histórico dos Planos, bem como da metodologia utilizada pelos pesquisadores que atuaram no projeto. Além dos técnicos e gestores da Cogerh, o seminário contará com a participação de representantes da Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), da Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra), de membros de Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado e de pesquisadores da UFC, incluindo o Cientista-Chefe do campo de Recursos Hídricos, Professor Assis Filho.

>>> O evento pode ser acompanhado on-line por este link

“No contexto semiárido ao qual o Ceará está inserido, a definição do Plano para cada Bacia é ainda mais importante para antecipar ações de convivência com a seca“, ressaltou João Lúcio Farias, Diretor de Planejamento. Ele completa: “não se pode ficar sujeito às intempéries do clima e por isso a execução dos planos é essencial para a política de gestão dos Recursos Hídricos do Ceará”.

Aprovação do Plano de Recursos Hídricos das Bacias Metropolitanas

O processo de desenvolvimento dos planos durou cerca de três anos, tendo início ainda no período da pandemia, com encontros, discussões e debates realizados inicialmente de forma virtual. A aprovação dos Planos das Regiões Hidrográficas contou com a intensa participação dos colegiados dos Comitês de Bacias do Ceará, que atuaram discutindo as diretrizes e aprovando as diferentes fases dos planos entre as quais, diagnostico, prognóstico e planos de ações.