Para celebrar Mês da Lei de Libras, Pinacoteca do Ceará destaca ações com foco na acessibilidade

11 de abril de 2024 - 14:25 # # #

Ascom Pinacoteca do Ceará - Texto

Sancionada em 24 de abril de 2002, a lei reconheceu a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) como meio legal de comunicação e expressão

A comunicação por meio da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) é cada vez mais frequente e indispensável. Em abril, a Pinacoteca do Ceará celebra o Mês da Lei de Libras, sancionada em 24 de abril de 2002. O museu, que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante, garante a acessibilidade em 100% das programações. Neste mês, um conjunto de atividades relacionadas ao tema são destaque.

Entre outros pontos, a Lei de Libras determinou que fossem implementadas políticas de apoio e difusão da linguagem de sinais em instituições do poder público. Com essa iniciativa, a acessibilidade para pessoas surdas, até então deficitária e com pouca presença nos espaços públicos, passou a se tornar mais evidente e relevante. Como exemplos, estão a criação de cursos específicos para a formação de profissionais que atuam como tradutores e intérpretes da linguagem de sinais, filmes e programas de TV com audiodescrição, assim como sites e iniciativas na web que caminham na democratização e combate ao preconceito.

Ações na Pinacoteca do Ceará

A Pinacoteca do Ceará conta com uma supervisão responsável por pensar, propor e aplicar as políticas de acessibilidade no museu. Sob o comando da tradutora e intérprete em Libras Alana Oliveira, a equipe tem o papel de proporcionar uma experiência acessível a todas as pessoas, incluindo aquelas que são surdas. Além de intérpretes em Libras durante as atividades, o museu oferece também audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas e peças táteis.

Apenas em 2023, foram realizadas 315 atividades acessíveis em Libras na Pinacoteca do Ceará, entre Aulas Abertas, Conversas de Ateliê, Visitas Mediadas, programas formativos e atividades infantis. Além disso, a Pinacoteca do Ceará vem oferecendo, mensalmente, visitas mediadas inteiramente em Libras nas diferentes exposições em cartaz.

Neste mês de abril, além das tradicionais visitas mediadas pela equipe de arte educação, o equipamento também destaca as Oficinas de Ateliê em bordado e crochê, voltadas exclusivamente para pessoas surdas ou sinalizantes em Libras. O objetivo é, além de dialogar sobre a técnica, cultivar uma atmosfera de conversas e trocas.

Já no dia 25 de abril (quinta-feira), às 17h, o museu recebe o professor e artista Manoel Martins para a Conversa de Ateliê “O direito linguístico e o acesso à cultura e arte nos espaços de disputa”. A atividade é gratuita e voltada para pessoas surdas e sinalizantes em Libras. O objetivo do encontro é contribuir para a inclusão social de temas pertinentes da própria vida de Manoel Martins e da comunidade surda, tanto na educação quanto no cenário artístico. Apresenta ainda a interseccionalidade de ser surdo e negro, com o intuito de dialogar sobre o acesso linguístico.

Além disso, a acessibilidade estará presente nas principais atividades deste mês, como a aula aberta “Os territórios da artemídia e os desafios da sua conservação”, com André Parente, e o minicurso “Introdução à História da Arte Afro-brasileira”, que será realizado de forma online.

Sobre a Pinacoteca

Inaugurada em 3 de dezembro de 2022, tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas.

Serviço

O que: Pinacoteca do Ceará celebra Mês da Lei de Libras
Onde: Pinacoteca do Ceará (Rua 24 de maio, s/n, Centro)
Acesso gratuito
Horário de funcionamento: de quinta a sábado, das 12h às 20h, e domingos, de 10h às 18h.