Ceará em Cannes: ‘Motel Destino’ de Karim Aïnouz é indicado à Palma de Ouro e evidencia o trabalho das políticas públicas em cultura no estado
12 de abril de 2024 - 09:22 #Cannes #Karim Aïnouz #Motel Destino #Palma de Ouro
Ascom Secult - Texto
Divulgação - Fotos
Rodado inteiramente no litoral cearense, produção contou com patrocínio do Governo Estadual e revela o papel transformador da Escola Porto Iracema das Artes, espaço mantido pela Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará)
O Ceará na tela de um dos maiores festivais de cinema do mundo. “Motel Destino”, novo filme de Karim Aïnouz, foi indicado ao principal prêmio do Festival de Cannes. Rodado inteiramente no litoral do estado, a produção concorre em maio pela premiação da Palma de Ouro.
“Motel Destino” evidencia o profissionalismo dos cearenses que trabalham no mercado cinematográfico. Além do diretor Karim Aïnouz, a produção traz um elenco de talentos locais como Nataly Rocha e Iago Xavier (que formam o trio protagonista com Fábio Assunção), Yuri Yamamoto, Fabíola Líper, Jupyra Carvalho e Renan Capivara. Destaque também para o roteirista Wislan Esmeraldo.
O brilho de “Motel Destino” em Cannes já começou. Além dos esforços, dedicação e fazeres artísticos envolvidos no filme, a indicação em Cannes reafirma o papel transformador das políticas públicas em cultura. A produção que estreia internacionalmente contou com patrocínio do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará).
“É com grande alegria que recebemos a notícia que o filme ‘Motel Destino’, de Karim Aïnouz, concorrerá na categoria principal do Festival de Cannes, um dos maiores festivais de cinema do mundo. No ano em que celebramos os 100 anos do Cinema Cearense, esse reconhecimento só reforça a potência do nosso audiovisual e a importância dos investimentos nas políticas de incentivo à formação, produção, distribuição e democratização do acesso ao Cinema e ao Audiovisual no Ceará”, afirma a secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela.
O investimento em cultura também gera frutos na formação de profissionais para o mercado audiovisual. A narrativa de “Motel Destino” nasceu da parceria de Karim com o Laboratório de Cinema da Porto Iracema das Artes, escola de formação em artes da Secult Ceará, gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).
De Beberibe a França
“Motel Destino” marca um recorde no cinema nacional. É a sexta vez que Karim exibe um longa-metragem no prestigioso festival francês. Beberibe (79 km de Fortaleza) foi o cenário das filmagens.
Sob o céu em chamas numa beira de estrada do litoral cearense, conhecemos o Motel Destino. O lugar é palco de jogos perigosos de desejo, poder e violência. Uma noite, a chegada do jovem Heraldo (Iagp Xavier) transforma em definitivo o cotidiano de Dahyana (Nataly Rocha) e Elias (Fábio Assunção).
Cultura gera emprego
Há dez anos, a Porto Iracema das Artes desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas. A trajetória de “Motel Destino” passa um pouco pelo trabalho do equipamento público cearense.
Karim Aïnouz é um dos criadores do laboratório CENA 15, onde atuou como tutor durante nove anos e hoje é mentor. Alunos e alunas que passam pelo projeto desenvolvem a escrita de longas-metragens de ficção, da ideia inicial à primeira versão do roteiro. A formação aborda “pesquisa”, “estrutura”, “trama e subtrama”, “criação de personagens”, “formatação de roteiros”, além de outros conteúdos para se criar uma história para o cinema.
Ao longo de 11 edições, de 2013 a 2023, o Cena 15 qualificou 120 roteiristas para longas-metragens de ficção, documentários e séries de TV. Foi neste território criativo de formação ao mercado de trabalho que o roteirista cearense Wislan Esmeraldo (integrante da turma de 2014 do laboratório) topou o convite de Karim em desenvolver o roteiro do projeto.
“Motel Destino” entra na competição oficial de Cannes e reforça o trabalho de outros profissionais que possuem a Escola no currículo. É o caso de Luciana Vieira, diretora assistente que esteve na turma 2015 do LabCena15. O ator Iago Xavier se formou ator na Escola, por meio do programa Percurso Básico de 2019. Outros nomes da Porto Iracema das Artes que trabalharam em “Motel Destino” são Maurício Macêdo (produção), Nina Kopko (produtora de elenco), Nilo Rivas (montagem e produção de elenco), David Santos (ator), Jan Moreira (ator), Bruna Beserra (designer) e Wagner Nogueira (storyboarder).
“Sem políticas públicas para o audiovisual, para qualquer profissão cultural, a gente não chega a lugar nenhum. Então, temos que ter muito cuidado com essas parcerias e com essas iniciativas para que elas tenham vida longa porque é isso. O cinema é uma arte que a gente precisa de tempo. E precisa realmente de acompanhamento, eu acho que é isso que a Porto está fazendo há tantos anos e é uma iniciativa única no Brasil. Acho que é muito importante a gente visibilizar, principalmente com o anúncio de hoje, o que está sendo feito no Ceará, que esse filme é apenas a ponta do iceberg”, afirma o cearense Karim Aïnouz.