Executivos do Banco Mundial apresentam plano para a descarbonização industrial no Complexo do Pecém

12 de abril de 2024 - 14:43 # # # #

Joanna Cruz - Ascom Casa Civil - Texto
Estácio Jr. - Casa Civil - Fotos

A consultoria, 100% financiada pelo Banco Mundial, vai levantar informações sobre o uso de energia e água e a emissão de gases poluentes

Representantes do Banco Mundial estiveram reunidos, na tarde de quinta-feira (11), com secretários de estado e diretoria do Complexo do Pecém para apresentar o plano de trabalho para a consultoria de descarbonização industrial no Pecém. Toda a assistência técnica, que custará U$D 350 mil dólares, será financiada pela instituição financeria e deve ser conluída em 9 meses.

Em linhas gerais, o estudo vai levantar as demandas atuais de energia, de água e as emissões de gases poluentes pelas empresas instaladas no Complexo do Pecém, local onde vai funcionar o Hub de hidrogênio Verde do Ceará.

A secretária das Relações Internacionais do Ceará, Roseane Medeiros, explica que essa entrega será fundamental para o futuro sustentável do estado. “Com essa consultoria nós vamos saber como é que nós estamos hoje e quais investimentos serão necessários em infraestrutura nessas áreas prevendo o futuro. E isso dará mais segurança aos investidores que terão fornecimento de água e energia, matéria prima para a produção do hidrogênio”, afirmou Roseane.

Para o Banco Mundial, o Hub de Hidrogênio do Ceará é considerado um dos mais promissores do país para a transição energética. “O Brasil tem alguns polos de energia importantes e o Pecém é um deles. E é considerado o leme do hidrogênio no país”, revelou Carlos Costa, economista sênior do Banco Mundial.

Também participaram da reunião, os secretários executivos da Infraestutura e Relações Internacionais, Adão Linhares e Ludmilla Campos, a gerente de planejamento do Complexo do Pecém, Keilla Castro, e técnicas da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh).

Saiba mais

O potencial de geração de energias renováveis (solar e eólica), a parceria com o Porto de Roterdã – o maior porto da Europa, e a infraestutura do Complexo do Pecém, são algumas vantagens competitivas do Ceará, que pretende se tornar um dos maiores produtores e exportadores de hidrogênio verde.

Lançado em fevereiro de 2021, o Hub de Hidrogênio Verde, é uma ação em parceria com a Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), Universidade Federal do Ceará (UFC) e Complexo do Pecém. Até o momento, o Estado já assinou 36 memorandos de entendimento e 6 pré-contratos com empresas globais, todas com o objetivo de produzir e exportar hidrogênio verde.