“Theatro de Portas Abertas”: Quarta edição de 2024 realiza atividades gratuitas nas dependências do Theatro José de Alencar

12 de abril de 2024 - 08:38 # # #

Ascom TJA - Texto
Divulgação - Foto

A programação, nas linguagens do teatro e da dança, acontece no dia 17 de abril (quarta-feira)

O Theatro José de Alencar (TJA), equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), realiza no próximo dia 17 de abril, uma quarta-feira, a quarta edição de 2024 do tradicional “Theatro de Portas Abertas”, que celebra a cada mês o aniversário de fundação do equipamento (17 de junho de 1910).

As Visitas Guiadas, como é de costume nesta data, serão todas gratuitas e oferecidas ao público em geral em seis horários: 9h, 10h, 11h, 14h, 15h e 16h. Na atividade, os participantes percorrem os múltiplos espaços do equipamento de mais de 12 mil metros quadrados, tendo a oportunidade de não só apreciar a beleza arquitetônica da edificação e dos jardins, mas também de saber mais sobre a história, diversidade e funções do TJA.

Às 17h, na Calçada, o Coletivo Dama Vermelha (Crato-CE), numa parceria com o Sesc Ceará, irá apresentar “PARTidas”. A montagem retrata, poeticamente, passageiros sem rostos, sem nomes, sem lugares, mas com histórias. Um espaço onde narrativas se cruzam e, em meio a uma estação ferroviária ficcional, conexões se estabelecem e sujeitos anônimos passam a existir no aqui-agora, partindo para outros lugares. O universo do encontro é propício para contar e ouvir hi(e)stórias, as deles/as, as nossas.

No Palco Principal, às 18h, a Cia. Acaso entra em cena para apresentar o espetáculo de dança intitulado “Maresia”: Corpo, bicho, lixo, os adjetivos envergados nas construções de uma cena que é um encontro de natureza, saberes, pessoas e movimento. MARESIA é também esse cheiro de anunciação da maré, o que corrói, que dói e que grita silenciosamente feito o vento da faixa de areia, que divide o oceano do continente. Maresiados em redes de afetuosidades no mistério e na coragem do mergulho para a vida e o privilégio da respiração.

Por fim, ainda em parceria com o Sesc Ceará, o Coletivo Dama Vermelha retorna – desta vez ao Teatro Morro do Ouro (Anexo CENA), às 19h – com outra montagem: “Eu e Minhas Cabeças Avessas”: Personalidades completamente diferentes coabitando um mesmo corpo. Um conflito instaurado após um crime dito “passional”. Diandra é apaixonada por um padeiro. Mercúrio não é gay. Augusto é um palhaço que deseja voltar para o circo. Renato, um sujeito aparentemente comum, tentando viver como um cidadão de bem dentro das normas pré-estabelecidas da sociedade contemporânea, vê-se sufocado, descobrindo uma doença após o dito crime. Uma guerra entre múltiplas cabeças (avessas).

Toda a programação é gratuita, sendo o acesso para o Palco Principal e o Teatro Morro do Ouro mediante distribuição de senhas 1 horas antes do início, por ordem de chegada.

 

Programação

9h | 10h | 11h | 14h | 15h | 16h

[PATRIMÔNIO] Visitas Guiada gratuitas com a equipe do TJA

Agendamento: (85) 99238-8122 (Wpp e ligação direta)

17h

[TEATRO] Espetáculo “PARTidas”, do Coletivo Dama Vermelha (Crato-CE)/ Parceria: Sesc CE

Local: Calçada

Duração: 40min

Classificação: Livre

Gratuito

18h

[DANÇA] Cia. Acaso apresenta: “Maresia”

Local: Palco Principal (711 lugares)

Duração: 50min

Classificação: Livre

Gratuito – distribuição de senhas 1h antes, por ordem de chegada

Local acessível somente na Plateia (térreo)

19h

[TEATRO] “Eu e Minhas Cabeças Avessas”, do Coletivo Dama Vermelha (Crato-CE)/ Parceria: Sesc CE

Local: Teatro Morro do Ouro (Anexo CENA)

Capacidade: 90 lugares

Duração: 60min

Classificação: 14 anos

Gratuito – distribuição de senhas 1h antes, por ordem de chegada

Serviço

Theatro de Portas Abertas: Abril 2024

Data: 17 de abril (quarta-feira), das 9h às 20h

Local: Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525 – Centro)

Classificação: Livre

Programação gratuita