Pinacoteca do Ceará recebe André Parente em aula aberta sobre artemídia e os desafios para a conservação

15 de abril de 2024 - 11:20 # # # # #

Ascom Pinacoteca - Texto
Divulgação - Foto

O museu realiza a atividade na próxima sexta-feira (19), às 18h, no auditório do equipamento cultural

O artista e pesquisador André Parente realiza a aula aberta “Os territórios da artemídia e os desafios da sua conservação” na Pinacoteca do Ceará. A atividade será realizada no auditório do museu, que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante, no dia 19 de abril (sexta-feira), às 18h. Haverá acessibilidade em Libras e a entrada é gratuita.

No encontro, serão abordadas as principais tendências da artemídia, ou arte e novas tecnologias, com destaque para a obra de artistas brasileiros. Para André Parente, a artemídia designa as poéticas que se apropriam de recursos tecnológicos das mídias e da indústria cultural, ou intervêm em seus canais de difusão, para propor alternativas estéticas.

Além do debate sobre o tema na arte contemporânea, serão debatidas ainda as questões museológicas relativas aos desafios da conservação das obras de artemídia. Entre os questionamentos mais comuns, estão os desafios em preservar obras de artemídia cujo conceito depende de equipamentos que estão sujeitos à obsolescência, assim como os impasses diante dessas problemáticas.

Nas instituições museológicas, as formas de conservação da artemídia são diferentes das pinturas, desenhos ou esculturas. Muitas vezes, o único elemento a ser preservado é a ideia do projeto, seus parâmetros técnicos e instruções de montagem. Por isso, um dos caminhos apontados é que os arquivistas devem dialogar com os artistas para estabelecer instruções de montagem que mantenham intacto o conceito original de cada obra.

O campo de pesquisa da artemídia abarca também um conjunto de manifestações artísticas como arte eletrônica e digital, videoarte, fotografia e cinema expandido, mídia-performance, instalações multimídia, arte interativa e hipertextual, realidade aumentada e virtual, arte generativa, telepresença, entre outras. Geralmente, combina uma dimensão temporal (ao vivo ou diferida), uma dimensão espacial (remota ou presencial) e uma dimensão generativa, que juntas originam o “time-based media” (mídia baseada no tempo).

André Parente

André Parente é artista e teórico da imagem e das novas mídias. Em 1987, obtém o doutorado na Universidade de Paris 8 sob a orientação de Gilles Deleuze. Em 1991 funda o Núcleo de Tecnologia da Imagem (N-Imagem) da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Entre 1977 e 2023, realiza inúmeros filmes, vídeos, instalações e trabalhos nas técnicas tradicionais (gravura, desenho, escultura e objetos) nos quais predominam a dimensão conceitual e experimental. Seus trabalhos foram apresentados no Brasil e no exterior em mais de uma centena de exposições, mostras e festivais. Nos últimos dez anos vem atuando no coletivo europeu Suspended Spaces e no coletivo carioca Tupinambá Lambido. Obteve os seguintes prêmios: Prêmio Transmídia do Itaú Cultural, Prêmio Petrobras de Novas Mídias, Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia, Prêmio Petrobras de Memória das Artes, Prêmio Oi Cultural 2010, Prêmio da Caixa Cultural Brasília, Prêmio Funarte de Artes Visuais, Prêmio Oi Cultural 2014, Prêmio Marc Ferrez 2014. É autor de vários livros: Imagem-máquina. A era das tecnologias do virtual (1993), Sobre o cinema do simulacro (1998), O virtual e o hipertextual (1999), Narrativa e modernidade (2000), Tramas da rede (2004), Cinema et narrativité (L’Harmattan, 2005), Preparações e tarefas (2007), Cinema em trânsito (2012), Letícia Parente, arqueologia do cotidiano (2012), Cinemáticos (2013), Cinema/Deleuze (2013), Passagens entre Fotografia e Cinema na Arte Brasileira (2015), entre outros.

Sobre a Pinacoteca

Inaugurada em 3 de dezembro de 2022, tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas.

Serviço

O que: Aula aberta “Os territórios da artemídia e os desafios da sua conservação”
Com André Parente
Quando: sexta-feira, 19 de abril, às 18h
Onde: Auditório da Pinacoteca do Ceará (Rua 24 de Maio, 34 – Centro)
Classificação indicativa: livre
Acessível em Libras