Shows musicais com Chico César e Luiz Fidelis integram a programação de dois anos do Centro Cultural do Cariri

15 de abril de 2024 - 10:47 # # # #

Ascom Centro Cultural do Cariri - Texto
Ana Lefaux e Carlos Gibaja - Casa Civil - Casa Civil - Fotos

As apresentações acontecem nos dias 26 e 27 de abril e fortalecem a produção musical da região, integrando mestres e mestras da cultura e artistas caririenses.

Inaugurado em abril de 2022, o Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo comemora dois anos de abertura ao público e celebra sua atuação no território ancestral da região caririense. Integrando a programação de 26 e 27 de abril, teremos os shows musicais Saberes Sonoros convida Chico César e Nordeste Orquestrado, com Luiz Fidélis e a Orquestra Solibel Jovem. O acesso é gratuito e conta com acessibilidade em Libras.

O equipamento abraça estas duas importantes iniciativas de instituições parceiras para sua celebração de aniversário, fortalecendo e impulsionando a memória do trabalho de grupos locais. Saberes Sonoros é o nome da coletânea produzida pela Carroça de Mamulengos desde 2021, que propõe registrar a música dos grupos de tradição no Cariri, em diálogo com sonoridades contemporâneas e que já conta com oito trabalhos produzidos.

O show musical com Chico César acontece como desdobramento do projeto, reunindo no palco os mestres Antônio e Raimundo, do Reisado dos Irmãos, Mestre Dodô do Reisado São Francisco, Mestre Aldenir, do Reisado Reis de Congo e Mestra Marinez, do Coco Frei Damião. Chico é filho de brincante de reisado e tem como inspiração fontes da cultura popular para a criação de seu trabalho. A atividade acontece no dia 26 de abril, às 19h, no Terreiro das Artes.

“Esta apresentação pretende abrir caminho para os grupos de tradição do Cariri ocuparem os palcos nacionais e internacionais realizando shows sem perder a originalidade e a tradição que os constituem”, explica Maria Gomide, Diretora Artística da realização. Na oportunidade, também haverá o lançamento do álbum Reis de Congo – 90 anos do Mestre Aldenir, sendo o nono álbum da coletânea Saberes Sonoros. Em sequência da programação no Terreiro das Artes, teremos a apresentação voz e violão de Chico César.

Já o Nordeste Orquestrado, é fruto da aproximação dos artistas Luiz Fidelis e Ranier Oliveira em parceria com a Orquestra Solibel Jovem da Vila da Música Mons. Ágio Augusto Moreira. O show-espetáculo traz em sua essência o trabalho concebido e produzido durante anos pelo músico caririense Luiz Fidelis, que retrata a vida, paisagens e acontecimentos do cotidiano no Nordeste brasileiro.

Composto por 13 faixas, a apresentação acontece no dia 27 de abril, às 20h, no Terreiro das Artes e perpassa pelos gêneros do forró, baião, xotes e arrasta pé, homenageando a região do Cariri e suas riquezas socioambientais, culturais e históricas. Os arranjos e direção musical é do músico e educador Ranier Oliveira e pelo regente da Orquestra Solibel Jovem, Wesley Santana, em parceria com o instrumentista Thomas Ravelly.

2 anos do Centro Cultural do Cariri

Sob gestão da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte, o Centro Cultural do Cariri tem sido instrumento essencial para o exercício pleno para a diversidade, criatividade e acessibilidade, estabelecendo diálogos e fortalecendo as relações parceiras. Instalado na cidade de Crato, é conceituado como um Centro Cultural Parque e atende aos 29 municípios da região do Cariri.

Com mais de 50 mil metros quadrados, o espaço abriga uma variedade de instalações, incluindo três galerias de arte, salas de formação, ateliê de artes e ofícios, rádio escola, palco para espetáculos e grande área verde com areninha, quadras de vôlei e brinquedopraça, abertos à população e suas diversas organizações a fim de estreitar trabalhos e projetos afins.

“Enxergo o Centro Cultural do Cariri como uma grande escola que bebe da perspectiva de Paulo Freire, pois é ‘Lugar de gente que trabalha, que estuda, que alegra e se estima’, é um lugar de educação, onde o processo de criação do conhecimento e de busca da transformação-reinvenção da realidade pela ação-reflexão humana é constante”, comenta a produtora cultural Roberta Rocha.

O equipamento é um espaço para a discussão e promoção da arte, ciência e tecnologia, aliadas à tradição cultural e à contemporaneidade, estando aberto aos processos de experimentação e intercâmbio. Atua diretamente na salvaguarda do patrimônio cultural da região e no processo de qualificação técnica dos profissionais do campo das artes e da cultura, contribuindo para a criação de políticas públicas, pensamento crítico, inovação, pesquisa e produção de conhecimento.

Para Rosely Nakagawa, Diretora do Centro Cultural do Cariri, “Dentre os novos equipamentos culturais do Estado, o Centro Cultural do Cariri se apresenta como representante de uma política descentralizadora na região da Chapada do Araripe”. Desde a obra ainda em andamento, o equipamento tem a participação da comunidade de moradores ao redor e agentes como essenciais para o seu desenvolvimento.

“A comunidade vizinha ao Centro Cultural abraçou o espaço, ocupando-o desde os primeiros dias de abertura. A participação das escolas deu vida aos programas desenhados para todas as faixas etárias. Os grupos das artes do corpo, da música, puderam se apresentar e difundir seus trabalhos acompanhados de profissionais do Brasil. As artes visuais se apresentaram em diversos formatos e espaços do lugar”.

A gestora afirma que isso não seria possível sem o apoio de associações, institutos, organizações, universidades, secretarias de cultura municipais, da Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Estado do Ceará (Rece), entre tantos colaboradores do Cariri, de outros estados do país e fora dele. “Celebramos nestes dois anos, mais do que uma série de realizações de sucesso, mas a alegria de parcerias que nos somam todos os dias na construção de um Centro Cultural do Cariri para o Cariri e para o mundo”.

Balanço e destaques de 2023

Ao longo do último ano, o CCCariri recebeu mais de 344.651 visitantes em 459 eventos culturais e educacionais realizados no local. Dentre os destaques estão o ‘Festival Unaé – Sonhar o Cariri’, uma celebração ancestral e contemporânea para exaltar a potência territorial com grandes nomes do Nordeste e do Brasil; o ‘XV Encontro Mestres do Mundo’, uma programação voltada a salvaguarda da cultura de tradição popular do Ceará; e a ‘Exposição Terra em Transe’, uma mostra fotográfica composta por 70 fotógrafos brasileiros sobre as questões políticas, sociais e econômicas que atravessam o país e suas constantes contradições.

Américo Córdula, Gerente de Teatro, afirma que: “O Encontro Mestres do Mundo celebrou os vinte anos da política Tesouros Vivos, com a participação de mais de 200 mestres do Ceará e do Brasil. Já criação do Festival Unaé, possibilitou promover e valorizar a diversidade cultural e suas multilinguagens local, regional e nacional, oferecendo acessibilidade e segurança num ambiente de muita alegria, tudo de forma gratuita”.

A realização de festivais e mostras contribuem para aspectos importantes da vida em sociedade, especialmente quando nos referimos ao contexto urbano de grande densidade populacional. Gabriel Campos, Gerente de Ação Cultural acredita que esses espaços são de celebração e fruição, que conectam pessoas, contribuem para o enriquecimento da cultura, fortalecem aspectos simbólicos, identitários e de pertencimento de uma população no sentido da construção de uma sociedade mais diversa, inclusiva e enriquecedora para esta e para as futuras gerações.

“Para além dos aspectos sociais, essas realizações são também um ativo para o desenvolvimento econômico da região, tendo o segmento da cultura como eixo gerador desse processo e contribuindo para o reconhecimento e valorização da região e na promoção do turismo”, conta Gabriel.

O espaço também passou por uma fase de expansão significativa, ativando seu espaço expositivo, com três galerias, o Ateliê de Artes e Ofícios e o Pequeno Palco, se tornando um local propício para a reunião e fruição da comunidade. Para o ano de 2025, estão previstas as inaugurações do Planetário e do Teatro Palco Escola.

Impacto positivo: diversidade e acessibilidade

No Centro Cultural do Cariri, a diversidade não é apenas reconhecida, mas celebrada e promovida contínua e ativamente. Programas como a Balaio, que tem em suas atividades os “Jogos da Diversidade” não apenas buscam alcançar a diversidade de pessoas, mas também fortalecer valores fundamentais como o respeito mútuo, destacando a importância do diálogo e da compreensão entre diferentes grupos.

Alguns números importantes: 59% do público do Centro Cultural do Cariri é composto por mulheres, cis e trans, enquanto 51% são pessoas negras ou pardas, representando a diversidade de experiências e vivências em coletividade. Esses números não apenas refletem a integração ativa do espaço, mas também demonstram seu papel como um lugar de encontro para comunidades diversas.

Pensando a acessibilidade como elemento primordial para o desenvolvimento, o equipamento tem em sua missão possibilitar arte e cultura para todas as pessoas, provendo soluções acessíveis em suas programações, produções e estabelecendo um processo participativo junto à comunidade de forma horizontal, plural e contextualizado.

Jéssika Kariri, Coordenadora de Ação Cultural, conta que: “Compreendemos a acessibilidade como um conjunto de estratégias que garantem a democratização do acesso. É um exercício constante de construção da equidade e garantia de direitos e do reconhecimento das diversidades das pessoas com deficiência, pois não somos um grupo homogêneo, essa é uma premissa fundamental”.

O Centro Cultural do Cariri tem ao longo desses dois anos de atuação promovido reflexões sobre a acessibilidade como garantia dos direitos culturais de todas as pessoas. “Temos criado estratégias junto às pessoas com deficiência, fortalecendo o entendimento que o equipamento não cria as estratégias para a inclusão das pessoas com deficiência e sim com a presença das pessoas com deficiência”, afirma Jéssika.

Tem mais!

Durante esses dois anos, o equipamento cultural investiu em programas de promoção da saúde, esporte e bem viver; preservação do meio ambiente e práticas sustentáveis; incentivo ao universo do brincar; fomento ao empreendedorismo; democratização e acessibilidade às políticas públicas; intercâmbio artístico; e fomento aos saberes ancestrais.

No campo da formação e conhecimento, o espaço promoveu clubes de leitura para iniciantes, entre crianças e adultos; criou ações para fortalecer a aproximação entre as ciências e a arte, fomentou a atividade em bibliotecas comunitárias e visitas mediadas.

Goreth Albuquerque, Gerente de Formação e Conhecimento afirma que o Centro Cultural do Cariri é um espaço de potencialidade e também desafios. “Dar forma respondendo aos desafios da política de cultura requer olhar atento e diálogo permanente para as demandas apontadas pela população, sejam artistas e trabalhadores da cultura, sejam pessoas interessadas na experiência estética por meio da arte e da cultura”.

Um dos direitos mais básicos à cultura é a garantia de acesso. Goreth destaca que, a exemplo disso, o equipamento tem a oferta de transporte para trazer comunidades distantes. “Trouxemos muitas instituições, escolas e comunidades para visitas mediadas seguidas de oficinas e outras experiências de fruição”, afirma.

Em salvaguarda da memória e do patrimônio cultural, foram criados programas de pesquisa e produção artística, projetos expositivos relacionados à produção e criação na cultura popular e contemporânea e editais de fomento dedicados aos saberes e tradições, aos mestres da cultura, aos artistas contemporâneos de várias modalidades no território local e fora dele.

A exemplo, foi lançado o Edital de Fomento ao Patrimônio, a Memória e as Artes do Território Caririense. Bitu Cassundé, Gerente de Patrimônio Cultural e Memória afirma que a oportunidade aconteceu como uma ferramenta importante para o estímulo à pesquisa. “O edital evidenciou o território do Cariri cearense, numa seleção voltada para os 29 municípios que compõem a região. É bastante singular iniciativas com essa natureza, pois possibilita e financia investigações de diferentes aspectos e por agentes do próprio lugar”.

Atualmente, o Centro Cultural do Cariri está aberto ao público às quintas e sextas, das 15h às 20h, e aos finais de semana, das 8h às 20h.

Serviço:

Programação de aniversário do Centro Cultural do Cariri

Show Saberes Sonoros convida Chico César
Com Mestre Antônio, Mestre Raimundo, Mestra Marinez, Mestre Dodo, e Mestre Aldenir

Show Chico César
Voz e violão

Data: 26 de abril
Horário: 19h
Local: Terreiro das Artes

Show Nordeste Orquestrado
Com Orquestra Solibel Jovem, Ranier Oliveira e Luiz Fidélis
Data: 27 de abril
Horário: 19h
Local: Terreiro das Artes

Endereço: Av. Joaquim Pinheiro Bezerra de Menezes, 1, Gizélia Pinheiro (Batateiras) – Crato – Ceará