Casa de Saberes Cego Aderaldo e Neabi do IFCE de Quixadá realizam IV Abril Indígena

16 de abril de 2024 - 16:32 # # #

Ascom Casa de Saberes Cego Aderaldo - Texto e Foto

“Questões Indígenas Contemporâneas: O Futuro é Ancestral”

Neste mês de abril, Quixadá receberá um evento de grande relevância cultural e social. O IV Abril Indígena, sob o tema “Questões Indígenas Contemporâneas: O Futuro é Ancestral”, promete ser um espaço de reflexão, debate e celebração das ricas culturas dos povos indígenas.

Entre os dias 17 a 19 de abril de 2024, o evento será realizado em diversos espaços emblemáticos da região: a Casa de Saberes Cego Aderaldo, o Campus Quixadá do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e o Ponto de Memória e Cultura, representado pelo Museu Indígena Kanindé de Aratuba.

A curadoria da programação foi realizada pelo o Indígena Suzenalson Kanindé, membro do Povo Kanindé e Coordenador do Ponto de Cultura e Memória – Museu Indígena Kanindé. Estão previstas ações de formação, encontros com Mestres e Mestras da Cultura, momentos de fruição e intercâmbio cultural, englobando estudantes, pesquisadores, professores e comunidade em geral.

A curadoria da programação, cuidadosamente idealizada, promete trazer à tona as tradições ancestrais dos povos indígenas, e também as questões contemporâneas que envolvem suas realidades. Suzenalson Kanindé destaca a importância desse diálogo para a valorização e preservação das culturas originárias, especialmente em um momento histórico marcado por desafios e transformações.

O evento é uma realização da Casa de Saberes Cego Aderaldo,equipamento da Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult/Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar – IDM e o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFCE campus de Quixadá. Além disso, conta com o apoio fundamental do Prodeter – Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste, do Centro Cultural do Cariri e do Governo Federal.

Convidamos para o IV Abril Indígena à comunidade local e a todos os interessados em conhecer as pautas indígenas, fortalecendo laços e construindo um futuro mais inclusivo e respeitoso com a diversidade cultural do nosso país.

Serviço

IV ABRIL INDÍGENA – Questões Indígenas Contemporâneas: O Futuro é Ancestral

link para inscrição: https://bit.ly/abrilindigenaqxd

Dia 17 de abril (quarta-feira)

08h – Oficina infantil: Entre Versos e Rimas: Conhecendo a Literatura Indígena no Cordel

Ministrante: Reginaldo Kanindé, Povo Kanindé, Aratuba

Local: Casa de Saberes Cego Aderaldo

18h – Abertura da Exposição da Ancestralidade Tapeba com curadoria Daiana Macuxi

Local: Casa de Saberes Cego Aderaldo

Dia 18 de abril (quinta-feira)

07h – Visita de Campo ao Ponto de Memória e Cultura: Museu Indígena Kanindé, Aratuba

Vivência com Mestre da Cultura Cacique Sotero – Povo Kanindé, Aratuba Local de saída: IFCE-Quixadá/Casa de Saberes Cego Aderaldo

19h – Apresentação do grupo Nativos do Forró, Povo Tabajaras da Serra das Matas, Monsenhor Tabosa

Local: Casa de Saberes Cego Aderaldo

Dia 19 de abril (sexta-feira)

08h – Encontro “Ancestralidade Indígena” com

Mestra da Cultura Cacique Pequena – Jenipapo Kanindé, Aquiraz Local: Casa de Saberes Cego Aderaldo

19h – Apresentação Cultural: Toré Jenipapo Kanindé, Aquiraz

Local: Casa de Saberes Cego Aderaldo