Estudantes de Engenharia da Unifor visitam canteiro de obras da Linha Leste

16 de abril de 2024 - 08:04 # # # #

Erivelton M. Celedônio - Ascom Seinfra - Texto
Erivaldo Vieira - Casa Civil - Seinfra - Fotos

Alunos do curso de Engenharia Civil da Universidade de Fortaleza (Unifor) visitaram o canteiro da futura Estação Chico da Silva, da Linha Leste do Metrô de Fortaleza. Eles foram recebidos no novo centro de visitação da obra pelo secretário da Infraestrutura do Ceará, Antonio Nei de Sousa, e pela secretária executiva de Obras da Seinfra, Liana Fujita.

A passagem do grupo pelo canteiro, no bairro Moura Brasil, foi seguida de visita a fábrica de pré-moldados, ida ao shaft (emboque) e início dos túneis em escavação. O estudantes visitam o canteiro acompanhados dos professores Paulo Henrique, Flávia Vilela e Raphaella Almeida.

“Experiência única e muito relevante para meu aprendizado acadêmico”, descreve a aluna Ana Carolina de Oliveira, do 3º semestre. “Fiquei muito impressionada com cada detalhe observado, considerando não apenas a magnitude dessa obra e os desafios enfrentados pelos profissionais envolvidos, mas também a singularidade desta obra em comparação a outras que já tive a oportunidade de acompanhar, é realmente a maior obra do Ceará”, reforça a estudante.

A ideia da Seinfra é iniciar, em breve, o programa de visitação de estudantes e professores aos canteiros a partir desta experiência. “Queremos que outras turmas possam verificar de perto a estrutura que está sendo construída ao longo dos 7,3 quilômetros da futura linha, a partir dos avanços que temos visto, hoje, na Estação Chico da Silva e, ainda, monitorarmos a evolução da obra, que com bom entendimento conseguimos alcançar novo ritmo de execução”, reforçou o secretário Antonio Nei de Sousa.

Para a aluna do 9º semestre, Ana Thereza Prado “a visita técnica foi um privilégio, uma vez que fomos a primeira turma a estar no canteiro. Fomos muito bem orientados sobre o andamento da obra, sobre as metodologias de construção, sobre as inovações e sobre o impacto que aquela grande obra irá causar na nossa cidade, e foi de um enorme aprendizado”, destacou.

Mais informações

A Linha Leste terá 7,3 quilômetros de extensão e fará o percurso entre o Centro e o Papicu, com um tempo total estimado de 15 minutos, e contará com cinco estações, sendo uma de superfície (Tirol-Moura Brasil) e quatro subterrâneas (Chico da Silva Leste, Colégio Militar, Nunes Valente e Papicu). O empreendimento vai garantir aos usuários mais opções de deslocamento e integração entre os modais disponíveis, fazendo conexão com as linhas Sul e Oeste, além do VLT Parangaba-Mucuripe e o terminal de ônibus do Papicu.