Número de empresas prestadoras de serviços turísticos no Ceará supera período pré-pandemia

16 de abril de 2024 - 11:49 # # # #

Ascom Setur - Texto
Tatiana Fortes - Foto

Crescimento no primeiro trimestre do ano, na comparação com 2019, foi de 99,26%

O trabalho de mobilização do Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Turismo (Setur), e junto ao trade e às instâncias de governança regionais, apresenta resultados positivos na formalização de empresas prestadoras de serviços turísticos no estado.

Só no primeiro trimestre deste ano, foram 1.620 novos registros no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur). Esse número representa um crescimento de 99,26% em relação a 2019, período pré-pandemia, de acordo com dados da Setur.

Na avaliação da secretária do Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque, o maior número de empresas prestadoras de serviços turísticos formalizadas indica o crescimento do setor. “A formalização destes estabelecimentos representam uma recuperação plena do setor pós-pandemia, além de garantir que os serviços prestados aos turistas sejam de qualidade. Isso nos anima, pois assim temos mais segurança ao direcionar os visitantes para todas as nossas regiões turísticas”, destaca.

Em 2023, de janeiro a março, foram registrados 1.176 cadastros. Comparando com o cenário deste ano, o crescimento é de 37,8%, conforme o monitoramento da Secretaria do Tursimo que auxilia na coleta e processamento dos dados a serem inseridos na plataforma do Governo Federal.

Capacitações

A Setur atua na mobilização do trade para formalização no Cadastur, por meio de seminários, capacitações e participações em reuniões de governanças das rotas turísticas. A mais recente ação foi no último dia 9 de abril, durante a reunião ordinária do Fórum de Turismo da Ibiapaba (Fortib).

O encontro, realizado de forma virtual, contou com a participação de prefeitos, secretários, empresários e outros profissionais que atuam direta e indiretamente com a atividade turística.

“Costumo sempre dizer que momentos como esses fazem com que o turismo do Ceará seja de mais excelência. É a oportunidade que temos de apresentar a importância da formalização, que se traduz em benefícios não só para o turista, mas também para o empresário que pode ter acesso a muitas coisas”, pontua a secretária Yrwana.

Cadastur

O Cadastrur é o sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo, sendo uma importante fonte de consulta para o turista. É executado pelo Ministério do Turismo (MTur), em parceria com os órgãos oficiais de turismo nos 26 estados e no Distrito Federal.

Com a formalização é possível ter acesso a financiamento de crédito e apoio em eventos, feiras e demais ações, além de incentivo à participação em programas de qualificação profissional oferecidos pelo Governo Federal.

O cadastro é 100% online, através do site www.cadastur.turismo.gov.br. Em caso de dúvidas, os interessados podem se dirigir até a Setur, que fica localizada no portão E, do pavilhão Leste, no Centro de Eventos do Ceará; entrar em contato por e-mail, através do cadastur@setur.ce.gov.br, ou ligar para o número (85) 3195.0265.