Secretaria dos Direitos Humanos contará com pesquisadores do Programa Cientista Chefe para projeto em conjunto com a academia
17 de abril de 2024 - 16:55 #Cientista chefe #Inovação pública #parceria #SEDIH
Gabriela Vieira - Ascom Sedih - Texto
Parceria da Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (Sedih) com a academia proporcionará a realização de projeto de inovação pública para auxiliar na implementação da política estadual de direitos humanos. Por meio do Programa Cientista Chefe da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), pesquisadores de diversas áreas contribuirão com as ações da Sedih.
Coordenado pelo professor Gustavo Cabral, diretor da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará, o projeto de implementação do Programa Cientista Chefe na Sedih já foi aprovado pela FUNCAP. O objetivo é desenvolver mecanismos de inovação que intervenham na realidade social do Estado e promovam ações de defesa e promoção de direitos humanos, a fim de construir uma sociedade mais justa e solidária.
Considerando os direitos humanos como transversais às ações do Estado, o projeto está configurado em três eixos, com ações que perpassam diversas questões que envolvem a temática e impactam na construção de políticas públicas.
Eixos
Os eixos são: produção de dados referentes à situação dos direitos humanos no Estado, considerando o contexto regional e a necessidade de constante atualização dessas informações; avaliação dessa situação e a busca por soluções inovadoras para combater as violações de direitos humanos; e promoção dos direitos humanos, a fim de que se encontrem mecanismos inovadores de difusão dos direitos humanos entre os cidadãos e que contribuam com a formação de quadros multiplicadores das políticas públicas.
“Trazer a universidade para dentro da Secretaria é um imenso ganho para as nossas ações internas e, consequentemente, para os resultados que esperamos alcançar com a sociedade. Falta pouco para iniciarmos essa atuação conjunta de fato e executarmos esse trabalho que vai fortalecer ainda mais os direitos humanos no Ceará”, celebra a secretária dos Direitos Humanos, Socorro França.
Sobre o Cientista Chefe
O Programa Cientista Chefe tem como objetivo unir o meio acadêmico e a gestão pública. Através dele, equipes de pesquisadores atuam em órgãos estratégicos do Governo do Estado, identificando soluções de ciência, tecnologia e inovação que podem ser implantadas para melhorar os serviços e, desta forma, dar mais qualidade de vida para a população.