Em Morada Nova, governador visita comunidades atingidas pelas chuvas e reforça apoio às famílias

22 de abril de 2024 - 14:19 # # # #

Larissa Falcão - Ascom Casa Civil - Texto
Tiago Stille - Casa Civil - Fotos

Cerca de mil famílias foram afetadas por alagamentos e interrupção de serviços em decorrência das chuvas do fim de semana

Na manhã desta segunda-feira (22), o governador Elmano de Freitas visitou comunidades atingidas pelas fortes chuvas registradas em Morada Nova, no Vale do Jaguaribe, durante o fim de semana. Acompanharam a visita, o prefeito de Morada Nova, Wanderley Nogueira, secretários de Estado, a senadora Janaína Farias e outras autoridades.

Cerca de mil famílias foram afetadas por alagamentos e interrupção de serviços como telefonia e transporte. 150 famílias ficaram desalojadas, mas já foram encaminhadas para abrigos públicos ou casas de familiares. Os bairros mais prejudicados estão na área central da cidade: Parque de Exposição; 2 de agosto; Pedra e Cal; e Padre Assis Monteiro.

Elmano de Freitas prestou solidariedade às famílias e anunciou de imediato reforço no apoio às ações emergenciais. “Quero dizer às famílias que neste momento estão passando dificuldades que, além da ajuda da Prefeitura, ainda hoje chegarão mais de cinco toneladas de alimentos, bem como colchonetes e outros mantimentos para ajudar. Além do programa municipal, o Estado ajudará para pagar o aluguel social dessas famílias”, garantiu.

Ainda segundo o governador, Estado e Município vão trabalhar juntos em um projeto estrutural para que a água dos pequenos açudes que transbordam não cause transtornos. “O que for preciso fazer para atenuar o sofrimento da população de Morada Nova, vamos fazer. Seja junto ao Dnocs [Departamento Nacional de Obras Contra as Secas], ou o Estado entrando com recursos próprios, mas vamos fazer uma obra estruturante para garantir que a água não vai mais entrar na cidade”, concluiu.

O prefeito Wanderley Nogueira agradeceu o apoio. “Agradeço ao governador estar aqui presente vendo a nossa situação, e planejar o futuro para que a gente deixe de passar por esses momentos”, disse.

Ações até o momento

Desde sábado (10), a Defesa Civil do Ceará está mobilizada na região. Além da ajuda humanitária, que já entregou cestas básicas, kits de higiene e colchões, também foram realizadas visitas técnicas a reservatórios.

“Tivemos as primeiras notícias das fortes chuvas aqui na região desde sábado. Desde então, equipes da Defesa Civil atuam em Morada Nova, Limoeiro do Norte e Tabuleiro do Norte, as cidades mais afetadas. Realizamos visitas em algumas barragens, fazendas que tem barragens, para poder verificar a situação, e também nos bairros mais afetados”, explicou o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará e coordenador da Defesa Civil, Haroldo Gondim.

Em paralelo, a Secretaria Municipal da Assistência Social estruturou quatro abrigos e concedeu o aluguel social para as famílias desalojadas. As pessoas também estão sendo atendidas por profissionais da Saúde e da Assistência Social.

Meteorologia

Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), entre sexta (19) e sábado (20), choveu em sete dos oito postos de coleta de Morada Nova. Neste intervalo, os maiores acumulados foram na sede do município e em Boa água, sendo 82 e 50 milímetros, respectivamente.

Já entre sábado e domingo (21), as precipitações foram relativamente maiores. No intervalo de 24 horas, o posto Lagoa da Serra registrou 112 milímetros, por exemplo.

A previsão até a próxima quarta-feira (24) é de baixa possibilidade de chuva isolada.