Museu da Imagem e do Som do tem fim de semana com lançamento de filme e roda de capoeira

23 de abril de 2024 - 14:44 # # #

Ascom MIS - Texto
Divulgação - Foto

No sábado (27), acontece o lançamento do filme “Territórios Imaginários”, de Lua Alencar; no domingo (28), é dia de roda de capoeira

O Museu da Imagem e do Som do Ceará promove o lançamento do curta-metragem “Territórios Imaginários”, no sábado (27), às 17h30, e a roda de capoeira mensal no domingo (28), às 17h. Ambas as atividades acontecem na praça. O MIS integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, com gestão parceira do Instituto Mirante de Cultura e Arte.

Lançamento

A exibição acontece neste sábado (27), a partir das 17h30, na praça do MIS. Logo em seguida, haverá debate com Lua Alencar (diretor), Iron Cavalcante (engenheiro de som), Ruído Preto (artista) e Orlok Sombra (artista).

“Territórios Imaginários” emerge como um retrato cartográfico da cena musical de Fortaleza. Sob a direção conjunta de Lua Alencar (CE) e João Barretto (SP), a obra audiovisual mergulha no conceito de paisagem sonora para criar um diálogo interdisciplinar entre arte sonora, performance e literatura. Ao acompanhar a jornada criativa dos músicos Ruído Preto (PB) e Orlok Sombra (CE), o filme nos conduz por reflexões e inflexões filosóficas, permeadas por temáticas como religião, música, vida e morte, enquanto estabelece uma relação dialética entre realismo fantástico e paisagem sonora. Em meio a conversas existencialistas, os músicos utilizam objetos cotidianos e instrumentos eletroacústicos para criar esquetes sonoras, valendo-se de uma gama de elementos, incluindo piano preparado, vozes, esculturas sonoras, sintetizadores e guitarra. O filme entrelaça as linguagens de ficção e documentário, criando interseções poéticas entre realidade e imaginação.

Roda de capoeira

A já tradicional roda de capoeira do MIS ganha mais uma edição neste domingo (28), das 17h às 19h. A roda acontece mensalmente, sempre no último domingo, e é aberta a qualquer pessoa que deseje participar. A condução é de Mestre Urso Preto, da comunidade do Campo do América.

José Maria Pereira da Silva, que no mundo da capoeira é conhecido como Mestre Urso Preto, faz parte do Centro Cultural de Capoeira: Raízes Brasileiras. Há vários anos trabalha realizando trabalho social com capoeira em alguns bairros de Fortaleza. O grupo está situado na comunidade do Campo do América, na escola José Dias de Macedo, no bairro Meireles. O trabalho é realizado principalmente com crianças e adolescentes, onde um dos principais objetivos é transmitir através da capoeira, os valores da cultura e do esporte, tendo o respeito como principal base para todo o trabalho.

Serviço

Lançamento do projeto “Territórios imaginários” de Lua Alencar
Data: 27 de abril (sábado)
Horário: 17h às 19h
Local: Praça do MIS
Classificação indicativa: livre

Vem vadiar no museu: Roda de capoeira com Mestre Urso Preto
Data: 28 de abril (domingo)
Horário: 17h às 19h
Local: Praça do MIS
Classificação indicativa: livre