Ministro do Congo e SDE discutem parcerias para atrair investimentos

25 de abril de 2024 - 15:09 # # #

Ascom SDE - Texto e Foto

Diálogo estratégico entre autoridades do Congo e Ceará visa impulsionar investimentos e parcerias econômicas

Nesta quarta-feira (24), em um encontro estratégico, o Ministro da República Democrática do Congo, St. Albert Mbuyi, acompanhado do investidor francês do grupo Ecrin, Robert Alzon, e do advogado e cônsul honorário da Dinamarca no Ceará e Rio Grande so Norte, Leonardo Lundgaard Jensen, reuniu-se com o Secretário de Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE), Salmito Filho, para explorar oportunidades de colaboração e atrair investimentos para a região.

Durante a reunião, realizada na sede da SDE, o Secretário Salmito Filho destacou diversos pontos-chave sobre as vantagens competitivas do estado, incluindo a qualidade da educação pública, o potencial solar e eólico, os incentivos fiscais e tributários e a política pública de atração industrial que vem sendo implementada há três décadas. Além disso, ele ressaltou a importância da gestão inteligente dos recursos hídricos, um tema crucial para o desenvolvimento econômico sustentável da região.

Salmito apresentou o planejamento estratégico da SDE destacando os três principais eixos de atuação. Um deles é a manutenção da economia tradicional; o outro, o desenvolvimento da nova economia com foco em energias renováveis e iniciativas como o H2V; sendo o terceiro voltado para a mobilidade social, com iniciativas para reduzir a pobreza e promover a inclusão econômica.

Para o secretário Salmito, o Congo, um país com 153 milhões de habitantes, depende principalmente de importações, e o Ceará pode ser um grande ambiente de negócios. “Os produtos aqui presentes e produzidos, bem como as possibilidades de compra para o Congo, principalmente no setor primário. Por exemplo, carne de ovinos, carne de caprinos, carne de frango congelada, camarão, atum, frutas, hortifruti, que poderíamos potencialmente vender e exportar para o Congo, um país com 153,3 milhões de habitantes e que depende principalmente de importações”, destaca o secretário.

O interesse do Ministro Provincial do Congo em trazer investimentos para a região foi enfatizado durante a reunião, destacando-se a importância de parcerias internacionais para impulsionar o desenvolvimento econômico e social. St. Albert Mbuyi identificou no encontro várias áreas de cooperação. “A reunião foi extremamente detalhada, abordando diversas oportunidades de cooperação entre a República Democrática do Congo e o Brasil, mais especificamente o estado do Ceará. Graças a essa apresentação, identificamos várias áreas de sinergia onde podemos colaborar para promover o desenvolvimento tanto do Ceará quanto da República Democrática do Congo.”

O encontro entre o Ministro Provincial do Congo e a SDE representa um passo importante na busca por parcerias internacionais e no fortalecimento do ambiente de negócios no estado.