“Mesversário”: Hospital Geral Dr. César Cals promove atividade para fortalecer vínculos e reunir memórias felizes
30 de abril de 2024 - 08:47 #HGCC #Humanização #Mesversário
Wescley Jorge - Ascom HGCC - Texto
Thiago Freitas - HGCC - Fotos
Júlio César e Maria Daine comemoram o primeiro mês de vida do filho Isaac
A tarde da última quinta-feira (26) foi especial para Maria Daine Gonçalves Bandeira, 32, e Julio César da Silva Lorena, 36. O casal comemorou o primeiro mês do filho, Isaac Bandeira Lorena. Nascido prematuro de 36 semanas, no dia 25 de março, no Hospital Geral Dr. César Cals, equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), a criança e os pais tiveram um momento especial para guardar na memória e ressignificar o momento da internação. A comemoração do primeiro mês de vida do bebê marcou os pais.
“Eu acho bem importante porque a gente já passa por um processo muito difícil. Então traz mais alegria para o nosso coração. É certo que a gente não queria comemorar em uma internação, mas é de Deus. Então, eu acho bem importante”, ressalta a mãe, Maria Daine.
No ambiente hospitalar neonatal, a atenção é centrada nas necessidades médicas e terapêuticas dos recém-nascidos prematuros. As emoções e fortalecimento do vínculo entre o bebê e os pais também são importantes. No HGCC, atividades humanizadas que promovem o bem-estar não apenas dos recém-nascidos, mas também de suas famílias, favorecem esse cuidado, permitindo a valorização da participação dos pais.
A equipe multiprofissional atua junto aos pais para proporcionar um momento humanizado
Uma dessas práticas é a celebração do “mesversário” dos bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN). Essa atividade tem um impacto significativo para os pais e os profissionais de saúde. “Essa data é particularmente importante porque ela tem todo um simbolismo para as famílias, não só da comemoração, que a criança alcançou o mês de vida, mas também representa a superação diante dos enfrentamentos da internação, significa também um momento de reunir memórias felizes com a criança”, explica Eleonora Pereira, chefe do Serviço de Psicologia do HGCC.
Todos os elementos utilizados, como bolo (que não é de verdade), cartão, decoração, entre outros, são higienizados dentro das normas de segurança, já que a comemoração é realizada dentro do ambiente de UTI.
>>> Veja imagens do mesversário do Isaac
O Hospital busca favorecer essas ações. Quando a família manifesta o desejo de vivenciar esse momento, a equipe multiprofissional entra em ação para realizar o desejo. “A gente comemora junto com os pais esses meses de vida que eles completam aqui. Desde os primeiros minutos, estão lutando pela vida. É muito gratificante porque a gente está ali celebrando, junto com a família essa luta. Toda a equipe se envolve. Eu acredito que os efeitos nos pais, de poder vestir o bebê, colocar no colo, registrar esse momento, tem muito significado, pois cada dia na UTI é uma vitória”, afirma a psicóloga Sara Marques Domingues.
Todo ambiente é preparado pela equipe para garantir a segurança dos bebês internados
O pai, Júlio César, era só emoção. Estava ansioso para celebrar com o filho. “Eu queria que fosse em casa, mas tudo é no tempo de Deus. Só em o hospital lembrar da data do meu filho, do mês de nascimento, já é muito importante, me deixa mais feliz. E caiu no dia da minha folga, ficou melhor ainda para vê-lo, um dia que está sendo comemorado seu mês de nascimento, importante, gostei”, declara.
Durante a internação dos bebês na Unidade Neonatal, os pais são envolvidos nos cuidados. Além dos pais, avós e irmãos, em determinados casos, visitam os bebês. Tudo realizado para que o vínculo seja fortalecido. A comemoração do “mesversário” é mais uma ação para o envolvimento da família. Diane e Júlio César dizem que jamais esquecerão o primeiro mês do pequeno Isaac. “Quando ele for grande, vamos mostrar as fotos para ele”, promete Maria Daiane.