Obras criadas por jovens de centro socioeducativo retratam riqueza histórica de Sobral

30 de abril de 2024 - 08:57 # # #

Ascom Seas - Texto e Fotos

O Centro Socioeducativo Zequinha Parente vai realizar uma exposição itinerante composta por 10 pinturas que destacam o patrimônio histórico da cidade de Sobral. As obras do projeto “As Quebradas Históricas” foram criadas por adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas da unidade e percorrerão, também, os Centro Socioeducativo de Sobral e o Centro de Semiliberdade. No dia 18 de maio, serão apresentadas ao público no Arco de Nossa Senhora de Fátima ou Arco do Triunfo. São 250 anos de uma rica história.

A ideia do projeto, segundo a diretora Brígida Lima, surgiu da necessidade de encontrar meios inovadores de lidar com a ressocialização de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas: “Com certeza, estamos promovendo a valorização do patrimônio histórico de Sobral, reconhecendo a riqueza cultural e arquitetônica da cidade, como potencial artístico dos jovens envolvidos e criando uma experiência transformadora”, ressalta.

O projeto “As Quebradas Históricas” visa também facilitar a integração e compreensão entre os adolescentes e a sociedade, reduzindo estigmas e promovendo a empatia. Outro ponto importante: fomentar o orgulho e a identificação dos jovens com a comunidade e cultura local.

Além dos adolescentes, o projeto abre espaço para a participação das famílias e a comunidade de Sobral composta por crianças, adultos e idosos. A exposição itinerante apresentada no Arco Nossa Senhora de Fátima será aberta ao público em geral, atraindo pessoas de todas as idades. O coordenador geral é Pedro Henrique de Oliveira, instrutor de arte e cultura do CS Zequinha Parente.