Cagece firma cooperação com Centro Estratégico de Excelência em Políticas de Águas e Secas (CEPAS) da UFC

1 de maio de 2024 - 09:55 # # #

Ascom Cagece

Nesta terça-feira (30), foi assinado um termo de cooperação técnico-científica entre a Universidade Federal do Ceará (UFC) e órgãos do setor hídrico do estado. A medida institui o Centro Estratégico de Excelência em Políticas de Águas e Secas (CEPAS), que reúne laboratórios de diferentes áreas da universidade, para trabalhar na busca de soluções inovadoras e tecnológicas com foco em uma melhor proteção, gestão e tratamento das águas no Ceará.

O CEPAS tem como objetivo fomentar o conhecimento para fortalecer o setor de recursos hídricos do Ceará. A iniciativa prevê o desenvolvimento de pesquisas científicas, além de novas tecnologias e alternativas para melhor encarar futuros períodos de seca, garantindo a oferta de água de qualidade para a população.

“O Ceará está dando mais um passo importante. Esse é um momento que conclui o processo de instalação do CEPAS, visto que como um centro de políticas públicas, ele requer essa ligação orgânica com o Estado. Esse é um momento de formalização dessa aliança que o Estado faz para possibilitar o diálogo na construção de políticas de água e de convivência com a seca”, afirma o professor e cientista-chefe, Francisco de Assis de Sousa Filho, do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da UFC.

Para a atividade da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) no que diz respeito ao abastecimento da população, esta é uma parceria fundamental para mitigar inclusive os impactos das mudanças climáticas que já afetam não só o Ceará, mas todos os estados brasileiros. Neuri Freitas, presidente da companhia, destaca que, apesar do setor hídrico do Ceará ser considerado uma referência nacional, é importante continuar na busca constante por inovação.

“A água é a grande discussão entre as companhias de saneamento do país e um dos pontos principais é com relação a qualidade. Infelizmente, hoje, a nossa água está com muita matéria orgânica, o que nos exige cada vez mais esforços para tratá-la. É preciso buscarmos conhecimento para desenvolver novas tecnologias de tratamento. Já temos todo um trabalho interno na companhia com as nossas pesquisas e com essa parceria nós vamos avançar ainda mais. Esse termo vai nos trazer bons frutos no futuro”, destaca Neuri Freitas, presidente da Cagece.

Junto com a UFC e a Cagece, assinaram o termo de cooperação a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a Superintendência de Obras Hidráulicas (SOHIDRA) e a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). A ocasião contou com a presença de representantes da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), da Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), do Centec, além do ex-ministro da Integração, Francisco Teixeira, professores e técnicos estaduais.