Oportunidades e celebração marcam seminário para jovens do Primeiro Passo

1 de maio de 2024 - 09:37 # # #

Rafaela Leite - Texto
Mariana Parente - Fotos

O evento aconteceu nesta terça-feira (30), em alusão ao Dia Internacional do Jovem Trabalhador

“O Primeiro Passo abre portas, é o início da nossa carreira”, conta Maressa Cardoso, 17 anos, aluna na linha de Ação Jovem Aprendiz, do programa Primeiro Passo. “Eu finalizei o Ensino Médio no ano passado, sem ter nada de experiência de trabalho, principalmente porque eu estava estudando integral. Então, se não estivermos fazendo um técnico, saímos da escola sem ter nada de experiência, e o Jovem Aprendiz traz isso para nós”, destaca ela, que está trabalhando há um mês na área de Administração da empresa JA Distribuidora, parceira do Programa.

Ela é uma das 500 jovens, atendidas pelo Primeiro Passo, que participaram do seminário “Aprendizagem Profissional e sua Importância na Inserção do Jovem ao Mundo do Trabalho”. O evento aconteceu nesta terça-feira (30), no auditório da Unipace, e reuniu, além dos jovens, a secretária da Proteção Social (SPS), Onélia Santana, e representantes de empresas parceiras do programa em Fortaleza.

O momento foi realizado em alusão ao Dia Internacional do Jovem Trabalhador (aprendizes, estagiários e bolsistas), celebrado em 24 de abril. O evento contou ainda com certificação simbólica das linhas Jovem Aprendiz de 2023 e 2024, palestras e relatos de jovens egressos do Programa.

Na ocasião, a secretária da SPS, Onélia Santana, destacou a necessidade de potencializar “o que há de melhor na nossa nação: a juventude”. “Precisamos ter esperança, coragem de lutar, de fazer com que as coisas aconteçam, e nós temos várias ferramentas, que são as políticas públicas. O Primeiro Passo é uma política pública muito importante, é aquela primeira oportunidade, essencial na vida de cada um. Um primeiro passo mesmo, na carreira profissional dos jovens”, ressaltou.

Ela destacou, também, o sucesso da linha de ação Jovem Aprendiz, com efetivação de 80% a 90% dos jovens, nas empresas parceiras. Entre elas está o Colégio Ari de Sá, com uma trajetória de cinco anos ao lado dos jovens aprendizes.

Coordenadora de Recursos Humanos do Colégio, Marília do Vale destaca que em 2023, a empresa recebeu 25 jovens do Programa, com efetivação de 14 deles. “Para nós, é muito significativo ser esse espaço que possibilita um início na carreira profissional, por se tratar de um setor de educação. Então, é um privilégio possibilitar essa oportunidade, porque a educação muda tudo. É através da educação que conseguimos esse processo de desenvolvimento e de transformação na sociedade, que é tão importante”, reflete.

“Nós temos jovens trabalhando em diferentes cargos, tanto como apoio à coordenação pedagógica, à sala de aula, trabalhando com os professores; quanto também no administrativo, dando suporte a setores como o RH, contabilidade, financeiro, departamento pessoal”, completa. No total, 128 empresas são parceiras do projeto, em Fortaleza. Entre elas estão colégios, construtoras, redes supermercadistas, hoteleiras, além de confecção, saúde, e outras.

Alisson Ferreira, 19 anos, é morador do Jangurussu e participa do Programa há quase um ano. “O projeto abriu muito espaço na minha mente, para que eu corresse atrás dos meus objetivos pessoais e conseguisse entrar na faculdade”, comemora ele, que além de atuar no Departamento Pessoal da empresa Água de Coco, agora também cursa a faculdade de Letras.

“Através do Programa eu aprendi a ter desenvoltura profissional, e melhor habilidades para organizar a minha vida, tanto pessoal quanto profissional. Para a juventude, o Primeiro Passo é uma porta muito grande, que pode elevar muito os jovens, ajudando eles a conquistar o que eles mais querem. É algo que abre muitas portas para a periferia, e que está sendo muito importante para mim”, finaliza

Sobre o Primeiro Passo

Coordenado pela Secretaria da Proteção Social (SPS), o programa Primeiro Passo é uma ferramenta de inclusão social e profissional que abrange todo o Ceará, capacitando jovens em busca do primeiro emprego. A iniciativa atende pessoas entre 14 e 29 anos e se divide em três linhas de ação: Jovem Aprendiz; Jovem Bolsista; e Jovem Estagiário.

Atualmente, a linha Jovem Aprendiz está presente em 47 municípios em todo o Estado, atendendo jovens oriundos de escolas públicas e de comunidades vulneráveis. Desde 2007, aproximadamente 42.500 jovens foram atendidos na linha de ação.