Em Pires Ferreira, Centro de Referência de Assistência Social é entregue à população
3 de maio de 2024 - 14:08 #Cras #inauguração
Carolina Parente - Ascom SPS - Texto
Ajudar as pessoas e fortalecer o senso de comunidade onde elas vivem. Essa é a finalidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) que, nesta quinta-feira (2), foi inaugurado em Pires Ferreira, no Ceará. Unidade pública estabelecida pelo Sistema Único de Assistência Social (Suas) no Brasil, o equipamento funciona como porta de entrada para serviços socioassistenciais, atendendo às necessidades das famílias em situação de vulnerabilidade.
Este é o 13º Cras com capacidade para atender 700 famílias entregue pelo Governo do Estado por intermédio da Secretaria da Proteção Social (SPS). A inauguração da unidade contou com a presença do secretário-executivo de Planejamento e Gestão da SPS, Sandro Camilo, e da prefeita da cidade, Lívia Muniz.
Sandro Camilo frisou a alegria que representa inaugurar em todo o Ceará equipamentos que promovem assistência à população vulnerável do Estado. “Este equipamento não deixa a desejar em nada quando comparamos a instituições privadas de Fortaleza e de qualquer outro município cearense. Isso nos orgulha muito.”
A entrega do equipamento contou com a presença da população de Pires Ferreira. Eliziaura Alves e Joana Dark, moradoras de Pires Ferreira, concordaram que o novo Cras trouxe vários benefícios para a cidade. As duas destacaram que, por meio do Centro, podem saber com mais clareza e agilidade as informações sobre os benefícios que recebem do Estado, como o Vale Gás, Cartão Ceará sem Fome e o Cartão Mais Infância.
“No CRAS, meus filhos participam do coral e, com o apoio dos profissionais que trabalham lá, acabei fortalecendo os laços com minha família, pois participamos juntos de atividades promovidas pelo Centro”, disse Eliziaura.
Com equipe multidisciplinar formada por assistentes sociais, psicólogos e pedagogos, cada Cras atende demandas de habitantes de uma área específica, geralmente um conjunto de bairros ou uma região delimitada. No entanto, o acesso aos serviços do Centro está aberto a todos que necessitam de apoio social.
Para Joana, além dos serviços de assistência à sociedade viabilizados pela unidade de Pires Ferreira, ela conta que se sente satisfeita com as atividades a que sua filha tem acesso graças ao Centro. “Minha filha participa de um grupo lúdico chamado Pintando o Sete, em que as crianças brincam e se divertem e têm contato com psicólogos”, enfatiza.
A prefeita Lívia Muniz falou sobre o respeito da garantia à proteção aos cidadãos, especialmente aqueles em situação de pobreza ou risco social. “O Cras é um instrumento que permite a melhoria de vida das pessoas e é isso que motiva o meu trabalho e de toda a equipe do nosso Centro em Pires Ferreira”, afirma.
Os Centros de Referência de Assistência Social desempenham papel essencial na promoção do bem-estar e da qualidade de vida de seus beneficiários, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária e minorando os efeitos das desigualdades existentes. No Cras, é possível fazer o Cadastro Único; ter orientação sobre os benefícios sociais; ter orientação sobre direitos; pedir apoio para resolver dificuldades de convívio e de cuidados com os filhos; fortalecer a convivência com a família e com a comunidade; ter acesso a serviços, benefícios e projetos de assistência social; ter apoio e orientação sobre o que fazer em casos de violência doméstica; e ter orientação sobre outros serviços públicos.
Conforme o Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares III), já foram entregues 13 Centros de Referência de Assistência Social no Ceará, outros 32 estão em processo de implantação no Estado.