Maio Laranja: SPS promove ações de prevenção e combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

3 de maio de 2024 - 13:03 # # #

Sheyla Castelo Branco - Ascom SPS - Texto
Silvelena Gomes - Arte

Cuidar da infância e da juventude é um dos compromissos da Secretaria da Proteção Social (SPS), que neste Maio Laranja, realiza diversas ações de prevenção e combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. A programação contempla em Fortaleza e municípios da Região Metropolitana e do interior. Na Capital, a SPS inicia as ações na manhã desta segunda-feira (6), com blitz educativa na BR 116 (sede da PRF), onde serão distribuídos adesivos e panfletos com mensagens de conscientização sobre o tema.

As atividades também incluem cinema e roda de conversa no Zona Viva, equipamento que funciona no Residencial José Euclides, no Jangurussu. Durante todo o mês de maio, outras blitze também acontecerão nas proximidades do Aeroporto e do Castelão.

Oficinas e formações para  educadores, psicólogos, assistentes sociais e pais das crianças e adolescentes que frequentam os equipamentos da SPS, também ocorrerão durante todo o mês. Nos ABCs, Circo Escolas e Centros Comunitários, os beneficiários vão participar de atividades de contação de histórias, rodas de conversas e caminhada alertando para os cuidados e prevenção de violências e abusos contra crianças.

“Montamos uma programação completa, de modo a contemplar todos os equipamentos da SPS, para que juntos possamos proteger as crianças cearenses de todo e qualquer tipo de violência”, ressalta Arlete Silveira, que atua na SPS como coordenadora de Assistência a Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência. Arlete destaca que quando se fala de crianças, fala-se de um grupo que é o mais vulnerável, porque se torna mais facilmente refém das diversas violências. “A morte começa com o abandono, a violação de direitos, e cabe a nós, Estado e sociedade civil, darmos as mãos nesta luta contra a violação dos direitos das crianças e adolescentes, para que possamos ter, no Ceará, uma infância livre de violências, no  presente e no futuro”, reitera Arlete.

A titular da SPS, Onélia Santana, alerta que é preciso sensibilizar as pessoas para que se tenha em mente que é responsabilidade de todos proteger crianças que sofrem violência. “Os traumas físicos e psicológicos são muito graves e muitas vezes denunciam que aquela criança pode estar sofrendo abusos. Pontos como a falta de interesse repentina em brincadeiras que antes gostava ou perda de apetite e de interesse por alimentos que antes gostava são sinais que precisamos estar alertas para que possamos ajudar nossos meninos e meninas a se protegerem, a denunciarem, a nunca calar diante de uma violação de seus direitos. Nossa missão é cuidar das diversas infâncias que temos aqui, indígena, rural, quilombola, urbana. Todas as crianças precisam de cuidado, respeito, afeto e acolhimento”, destaca.

A secretária lembra que o Governo do Estado inaugurou, aqui em Fortaleza, a Casa da Criança e do Adolescente, um equipamento pioneiro no Brasil que reúne os diversos órgãos que trabalham o atendimento e a proteção de crianças e adolescentes em situação de violência. “Neste Maio Laranja, uma das nossas metas é reforçar o trabalho da Casa da Criança e do Adolescente, que tem se consolidado como um espaço importante de atendimento aos mais vulneráveis”, pontua.

Para denunciar violações de direitos das crianças e adolescentes

É possível realizar uma denúncia no Disque 100 , além de acionar o Conselho Tutelar do município. Não é necessário comprovação do abuso: a suspeita já basta. Por isso, se você presenciar alguma situação de maus-tratos a crianças ou adolescentes, denuncie! O serviço atende de qualquer parte do Brasil. A ligação é gratuita, anônima e com atendimento 24 horas, todos os dias da semana.

Outros canais de denúncia

É possível também registrar a ocorrência de crime de abuso sexual pelo 190 (Polícia Militar) e pelo 127 (Ministério Público). As denúncias podem ser feitas de forma anônima.