Profissionais da Seas participam de seminário sobre Plano Individual de Atendimento na Socioeducação

7 de maio de 2024 - 10:24 # # #

Ascom Seas - Texto e Fotos

Profissionais de todos os centros socioeducativos do Estado do Ceará se reuniram durante dois dias (3 e 6 de maio) no Seminário “Travessia – a importância do PIA (Plano Individual de Atendimento) na Socioeducação”, organizado pelo Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e de Execução de Medidas Socioeducativas (GMF). A abertura do evento ocorreu no auditório da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec), com o painel “A Importância do PIA para a Efetivação da Socioeducação”, com participação, por meio remoto, do desembargador Francisco Eduardo Scorsafava, supervisor do GMF/TJCE, e do juiz auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Dr. Edinaldo César Santos Júnior.

O superintendente da Seas, Roberto Bassan, elogiou os organizadores pela iniciativa do evento, reconhecendo o trabalho do sistema de justiça e a parceria com o sistema socioeducativo. Além disso, o primeiro dia contou com a participação da professora de psicologia do Rio Grande do Norte, Ilana Lemos Paiva, que abordou o tema do painel e respondeu às perguntas dos participantes.

No segundo e último dia de Seminário, foram realizadas oficinas, exclusivamente, aos diretores, equipe técnica e demais profissionais das 19 unidades socioeducativas do Estado. O foco deste dia foi a elaboração do PIA e contou com a participação da Dra. Ilana Lemos e das professoras Francimara Carneiro e Ingrid Lorena da Silva Leite.

Este encontro foi uma oportunidade valiosa para a troca de conhecimentos e experiências entre os profissionais envolvidos na socioeducação, visando sempre aprimorar as práticas e garantir um melhor atendimento aos jovens em cumprimento de medidas socioeducativas. “O PIA é, para além de um instrumento, um planejamento que envolve as perspectivas de futuro, de projeto de vida do adolescente, sendo uma peça fundamental para a execução das medidas socioeducativas voltadas para o processo de responsabilização e integração social daquele adolescente”, ressalta Ingrid Lorena.