Com mil vidas impactadas, HGWA celebra eficiência de programa que utiliza inteligência artificial no processo de análise farmacêutica

10 de maio de 2024 - 09:55 # # # #

Bruno Brandão - Ascom HGWA - Texto e fotos

Profissionais envolvidos receberam placa simbólica lembrando os mil primeiros pacientes atendidos

Com o tema “Mil vidas impactadas”, o setor de Farmácia do Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), da rede da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), entregou placas simbólicas aos profissionais envolvidos na implantação de uma ferramenta que utiliza Inteligência Artificial (IA) para auxiliar nos processos do setor. O programa foi implantado em novembro de 2023, tendo completado seis meses na unidade. Neste período, foram mil pacientes beneficiados pelo sistema, além de nove mil intervenções feitas e mais de 96 mil prescrições liberadas.

O programa contribui para a maior agilidade ao farmacêutico na checagem das prescrições, na otimização do gerenciamento e na produção de relatórios didáticos e mais modernos. O farmacêutico Emmanuel Paiva, explica que, com base em dados das prescrições médicas, o sistema é capaz de criar os principais alertas de medicamentos.

“No próprio NoHarm fazemos a intervenção para a equipe. É um acesso fácil, que ganhou a adesão de todos os profissionais. Ele ainda nos apresenta o retrato das prescrições, dias de uso, posologia, dose, aprazamento, o tipo de prescrição, entre outros. Estamos com seis meses de trabalho e o programa tem se adaptado cada vez ao perfil de nossos pacientes e a realidade diária”, pontua.

LEIA TAMBÉM: HGWA utiliza inteligência artificial no processo de análise farmacêutica

A direção e a equipe da Farmácia em um momento de celebração que marca o impacto positivo do programa

O diretor-geral do HGWA, Denys Briand, reforça a importância do moderno programa para a unidade. “O momento é para parabenizar toda a equipe que se empenhou desde o princípio. É o futuro chegando. A Inteligência Artificial na prática hospitalar. A Farmácia é um importante setor do hospital e aceitou o desafio que deu muito certo”, pontua.

O programa é gratuito para as unidades do Sistema Único de Saúde (SUS). A diretora de operações do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar, Alayanne Menezes, celebra o impacto positivo dos resultados. “Como é bom podermos ter o apoio da inteligência artificial para otimizar o tempo dos colaboradores. Ter um apoio de um programa como esse é exatamente para que os colaboradores possam ficar mais eficientes para poderem ficar ao lado da equipe profissionais, discutindo casos e orientando melhor o paciente”, afirma.

Alguns dos colaboradores que receberam a placa que homenageia o setor de Farmácia

O programa já é utilizado por todos os farmacêuticos das Centrais de Análises de Prescrição (CAP) e Farmácia Clínica da unidade. A gerente da Farmácia do HGWA, Juliana Costa, afirma que a integração das prescrições e exames vêm contribuindo para um acompanhamento do paciente ainda mais personalizado. “É um momento simbólico, representa os mil primeiros pacientes que foram beneficiados pelos serviços do NoHarm. Pretendemos nos próximos meses, dentro de uma estratégia de melhoria contínua, aumentar o uso da plataforma através das ferramentas que ainda não foram exploradas”, finaliza.