Parceria entre SPS e Senai traz aprendizado em áreas de tecnologia e energias renováveis
15 de maio de 2024 - 10:31 #energias renováveis #Senai #SPS #tecnologia
Carolina Parente - Ascom SPS - Texto e Foto
Mariana Parente - SPS - Fotos
Felipe Xavier, aluno do curso de Montagem e Reparação de Sistema Fotovoltaico, conta estar satisfeito com os aprendizados oferecidos gratuitamente pela Secretaria da Proteção Social (SPS) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Ele afirma que sem uma opção gratuita, seria difícil arcar com os custos da formação. Como gosta da área de energias renováveis, não vê a hora de estar qualificado para ingressar no mercado de trabalho.
Felipe é aluno de um dos quatro cursos profissionalizantes nas áreas de tecnologia e energia renováveis, ofertados pela parceria SPS e Senai. Serão oito turmas formadas, totalizando 160 vagas ofertadas. Das turmas, duas já estão em atividade. Novas turmas serão ofertadas em junho e julho.
No momento, estão ocorrendo os cursos de Montagem de Sistema Fotovoltaico, na sede do Senai na Barra do Ceará, e de Montagem e Reparação de Computadores, no Complexo Social Mais Infância do bairro João XXIII. Haverá ainda turmas de Operação de Computadores e Reparação de Redes de Computadores.
Conforme a coordenadora de Inclusão Social da SPS, Jéssica Souza, esta cooperação demonstra a preocupação do Governo com o desenvolvimento socioeconômico do Estado. “Essa parceria tem o objetivo de proporcionar oportunidades de cursos com uso de tecnologia que acompanhem a demanda do mercado de trabalho. A ideia é oferecer formação de qualidade aqueles que não podem pagar um curso do Senai, instituição de credibilidade em todo o País”, afirma.
Segundo o professor de Montagem de Sistema Fotovoltaico, Isac Newton, o curso é um programa educacional projetado para fornecer conhecimentos teóricos e práticos sobre a instalação e montagem de painéis de energia solar. Os alunos aprendem a projetar, instalar e montar sistemas fotovoltaicos em residências, edifícios comerciais ou industriais, a partir da aquisição de habilidades práticas para realizar conexões elétricas, configurar os equipamentos e garantir o funcionamento correto dos painéis solares.
“De acordo com relatos de clientes e integradores, a instalação de um sistema fotovoltaico pode contribuir com a redução de 90% do valor da conta de energia elétrica que, dependendo do consumo, pode ter uma redução ainda maior”, completa Isac.
Aluno de Isac, Felipe Xavier, conta que seu interesse na área despertou depois que leu uma matéria sobre o tema. “Fazer esse curso era uma vontade que tinha há anos. Com base no meu interesse por tecnologia e nas minhas leituras, vejo que a energia solar faz parte do futuro da geração de energia renovável em todo o mundo e o Ceará tem todo o potencial para isso”, afirma.
No João XXIII, o Complexo Mais Infância Maria de Lourdes Moreira Leite Lima também recebeu uma turma, facilitando o acesso dos beneficiários do Complexo ao novo curso. As aulas de Montagem e Reparação de Computadores são ministradas pelo professor Levi Nunes a alunos interessados em entender melhor o funcionamento interno dos computadores e desenvolver habilidades para realizar manutenção e reparos básicos por conta própria.
Maria Eleny, depois que aprendeu sobre informática por meio de cursos oferecidos pelo programa Criando Oportunidades, da SPS, resolveu continuar os estudos acerca do universo tecnológico. Desta vez, está aprendendo técnicas de montagem de computadores a partir de componentes individuais, instalação e configuração de sistemas operacionais, diagnóstico e solução de problemas de hardware e software, bem como práticas de segurança e manuseio adequado de equipamentos eletrônicos.
Ela afirma que o interesse no curso surgiu a partir do desejo de consertar os dois computadores quebrados que tem em casa. “Já havia adquirido habilidades de informática para aprimorar meu currículo e buscar emprego. Agora, com o curso de Montagem e Reparação de Computadores, tenho a perspectiva de começar a trabalhar com isso de forma autônoma e de fazer a restauração das máquinas que já possuo”, declara.