Agente de Inovação da Crede 17 é selecionado para participar da Academia Google Innovators

19 de maio de 2024 - 12:56 # # # #

Ascom Seduc - Texto
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O professor Rangel Félix, que desempenha a função de Agente de Gestão da Inovação Educacional (AGI) na Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 17, sediada em Icó, foi selecionado para participar da Academia Google Innovators 2024, programa que reconhece e capacita educadores que estão promovendo impacto positivo na educação em diferentes países.

A empresa de tecnologia certificará, ao todo, 36 profissionais brasileiros como “inovadores”. Além de Rangel, a professora Auderlânia Dias, que atua na rede municipal de Lavras da Mangabeira, representará o Ceará na Academia.

O título será concedido aos participantes após a realização de um desafio, que será desenvolvido ao longo de um ano. Para tanto, os selecionados irão presencialmente à Academia de Inovação, na sede do Google, em São Paulo, no próximo mês de julho, onde darão os primeiros passos em direção à concretização dos projetos submetidos, com o objetivo de que se transformem em ações de inovação para a educação brasileira. Cada iniciativa será mentoreada e acompanhada durante toda a execução.

Tecnologia

No papel de AGI da Crede 17 e consultor na Tools Educacional, Rangel tem liderado ações que visam integrar a tecnologia de maneira eficaz ao processo de ensino-aprendizagem. A abordagem centrada no aluno e o uso criativo das ferramentas digitais têm proporcionado experiências diferenciadas para estudantes da região.

“Ser um AGI envolve pesquisa e aprofundamento na temática. É preciso levar aos professores as propostas inovadoras. O ensino híbrido ocorre quando conseguimos potencializar o melhor do ensino presencial, aproveitando os espaços que temos nas escolas e nos ambientes virtuais, para apresentar uma experiência de aprendizagem em que os alunos se sintam encantados”, destaca.

A Academia do Google Innovators oferecerá a Rangel e Auderlânia a oportunidade de aprimorar habilidades, conectar-se com outros educadores visionários e acessar recursos exclusivos para continuar a impulsionar a inovação na educação.

“Um grande desafio que temos hoje na educação, é o da equidade no uso da tecnologia em sala de aula, considerando principalmente as regiões mais remotas do país, onde a realidade é diferente das mais privilegiadas, que têm mais recursos. É um projeto que estou ainda desenhando, e que na academia vou desenvolvê-lo”, explica Rangel.

De acordo com o professor, ser um profissional multi certificado e reconhecido pelo Google é um caminho acessível para educadores que já desempenham suas práticas pedagógicas com auxílio de ferramentas tecnológicas. As certificações do Google são internacionais, com uma comunidade prática ativa composta por profissionais de todo o mundo e acesso ao diretório Google for Education.

“Trabalho de forma personalizada, entendendo a realidade de cada escola, numa perspectiva de formação continuada, dando o suporte aos professores e empoderando os mesmos a utilizarem o melhor da tecnologia”, esclarece.

Conforme pondera Rangel, em um mundo cada vez mais digital e interconectado, a tecnologia não é apenas uma ferramenta opcional, mas sim parte fundamental do universo educacional.

“Ao aliar a tecnologia ao ensino, podemos oferecer aos nossos alunos oportunidades de aprendizagem mais diversificadas, interativas e personalizadas, incentivando o desenvolvimento de habilidades como pensamento crítico, criatividade e resolução de problemas. Podemos utilizar recursos multimídia, aplicativos, plataformas de aprendizagem on-line e outras ferramentas digitais para tornar os conceitos mais acessíveis, envolventes e relevantes para os alunos”, ilustra.

Contudo, lembra Rangel, a tecnologia é apenas uma ferramenta, e seu uso eficaz requer planejamento, formação e acompanhamento adequados. “Devemos estar atentos para garantir que a tecnologia não substitua o papel do professor, mas sim, complemente-o, enriquecendo e aprimorando a prática pedagógica”, alerta.

Experiência

Na rede pública estadual, Rangel já foi professor do curso técnico em Informática na Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Poeta Sinó Pinheiro, em Jaguaribe. Além disso, desempenhou funções na Crede 11 e na Coordenadoria Estadual de Formação Docente e Educação a Distância (Coded/CED), em Sobral. O educador também já colaborou em iniciativas de redes municipais.

“Ser reconhecido por uma empresa tão influente e inovadora como o Google é uma honra, e a oportunidade de contribuir para a formação de outras pessoas é extremamente gratificante. É uma experiência enriquecedora que me inspira a continuar buscando excelência e inovação em tudo o que faço”, finaliza.

Conterrânea

A professora Auderlânia Dias, que hoje atua como diretora adjunta da Escola de Educação Infantil e Fundamental Dr. João Gonçalves de Souza, na rede municipal de Lavras da Mangabeira, também representará o Ceará na Academia Google Innovators 2024. A unidade de ensino em que ela trabalha está na área de abrangência da Crede 17.

Auderlânia, que se diz apaixonada por tecnologia e práticas inovadoras no campo educacional, conheceu o Grupo de Educadores Google (GEG) em 2018. No ano seguinte, houve a 3ª turma da Academia Google Innovator. A professora tentou fazer a certificação naquela oportunidade, mas não foi selecionada. Agora, na 5ª Academia, submeteu-se novamente ao processo e conseguiu a aprovação.

“As ferramentas Google vêm incrementando a minha prática educacional desde 2018. Na época da pandemia, pudemos ajudar milhares de professores em várias partes do país com lives e cursos, o que foi de suma importância”, ressalta.

O projeto de Auderlânia tem como questão central a preparação de professores da rede pública para utilizar a inteligência artificial de forma consciente e responsável em sala de aula. “As expectativas estão a mil, pois serão muitas conexões, colaboração, trocas de conhecimentos e aprendizado. O que está difícil de controlar é a ansiedade”, brinca a professora.