ESP/CE capacita médicos veterinários para o controle e a vigilância da raiva

21 de maio de 2024 - 08:20 # # # #

Daniel Araújo - Ascom ESP-CE - Texto
Deborah Muniz - ESP-CE - Fotos
Raiane Ferreira - ESPE-CE - Vídeo

Iniciativa aconteceu na sede da autarquia, em Fortaleza, reunindo 24 profissionais da Superintendência Regional de Saúde de Fortaleza (SRFOR)

Doença viral transmitida para humanos, principalmente, por meio da mordida ou lambida de animais, a raiva, quando não tratada, evolui para o óbito em quase 100% dos casos. Com a alta letalidade, as ações para prevenir e controlar a enfermidade estão constantemente no radar da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Uma das frentes de trabalho é a capacitação dos profissionais atuantes nos serviços de saúde.

Diante desse contexto, a Escola de Saúde Pública Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Sesa, desempenha um importante papel na disponibilização de projetos educacionais voltados à temática. Entre os últimos dias 13 e 17 de maio, por exemplo, a autarquia realizou mais um Curso Básico de Vigilância e Controle da Raiva.

A iniciativa foi coordenada pela Diretoria de Educação Permanente e Profissional em Saúde (Dieps) da autarquia, por meio da Gerência de Educação Permanente em Saúde (Geduc), com o apoio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Covat) da Sesa.

Ao todo, 24 médicos veterinários da Superintendência Regional de Saúde de Fortaleza (SRFOR) participaram das atividades. Durante os cinco dias de programação, o grupo pôde desenvolver e qualificar as habilidades nos campos da vigilância e do controle da doença.

Cleonardo Costa é médico em Itaitinga (CE), a 32 quilômetros de Fortaleza, e integrou a turma. Para ele, foi uma oportunidade para solucionar dúvidas e absorver novas referências que o ajudem no dia a dia profissional. Confira o depoimento: