Em três dias de reuniões, secretário Roberto Sá finaliza visitas às sedes dos órgãos de Segurança Pública vinculados à SSPDS-CE

7 de junho de 2024 - 12:58 # # #

Ascom SSPDS - Texto e foto

Após três dias de reuniões com os chefes das Forças de Segurança do Ceará, o secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), Roberto Sá, se reuniu com o perito-geral da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), na sede do órgão, localizada no bairro Moura Brasil, e com o diretor da Academia Estadual de Segurança Pública  (Aesp), que fica no bairro Mondubim, em Fortaleza. Os encontros ocorreram na tarde dessa quinta-feira (06).

A ida à Pefoce e à Aesp, nessa quinta-feira, encerrou as visitas realizadas pelo gestor da SSPDS aos órgãos vinculados à pasta. Os encontros ocorreram, durante os últimos três dias, com o objetivo de ouvir as principais demandas de cada uma das instituições. Os chefes das Forças de Segurança, juntamente com outros gestores e diretores, apresentaram ao secretário a estrutura dos órgãos e os trabalhos desenvolvidos.

O titular da SSPDS destacou a importância do trabalho realizado pela Perícia Forense e ressaltou que a construção de provas técnicas auxilia e robustece diretamente às investigações realizadas pela Polícia Civil. “Estou aqui para intermediar e facilitar que as melhorias na Pefoce continuem acontecendo, com o objetivo de que o trabalho, que já é referência nacional, siga sendo fortalecido”, frisou Roberto Sá.

Quinta-feira cívica

Durante a visita à Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), o secretário acompanhou a tradicional Quinta-feira Cívica. A solenidade reuniu 177 cadetes do Curso de Formação de Oficiais (CFO) e 1.185 alunos-soldados do Curso de Formação de Soldados (CFSD) da Polícia Militar do Ceará (PMCE). Na ocasião, o diretor da Aesp, Leonardo Barreto, reforçou para o gestor da SSPDS que em breve o Ceará contará com 534 novos agentes de Segurança Pública, sendo 451 novos policiais civis (431 inspetores e 20 escrivães) e 83 novos servidores da Pefoce (41 peritos, 24 auxiliares de pericia, 13 médicos e 5 peritos legistas).

O secretário Roberto Sá destacou a importância da formação inicial e continuada para a vida dos profissionais de segurança pública. “Aqui é a fala de quem já foi instrutor, aluno e gestor. Sempre me encantou demais ser instrutor. Tenho um carinho muito grande pelo ambiente de ensino. Contem comigo como um parceiro”, frisou.

Outras visitas

Iniciando os trabalhos de alinhamento com as Forças de Segurança, na última terça-feira (04), o secretário Roberto Sá visitou o Quartel do Comando Geral (QCG) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e o prédio sede da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE). Já nessa quarta-feira (05), o gestor da pasta se reuniu com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e com o superintendente da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp).