SDA e Polvo Lab dialogam sobre acesso a mercados da agricultura familiar do Ceará no Sudeste
16 de junho de 2024 - 11:43 #Acesso #agricultura famiiar #Mercados #Polvo Lab #SDA
Rones Maciel - Ascom SDA - Texto
Marcel Bezerra - SDA - Fotos
Representantes de cooperativas do Ceará, apoiadas pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), por meio do Projeto São José, estiveram na sede do Polvo Lab, em São Paulo, na manhã desta quinta-feira (13). O encontro teve o objetivo de ampliar o diálogo entre o Projeto São José e a Polvo Lab, a fim de potencializar e fortalecer o acesso de organizações da agricultura familiar do estado do Ceará a mercados privados de centros urbanos.
“A Polvo Lab é uma startup focada em impacto socioambiental e tem atuação em todo o Brasil, buscando conectar o ecossistema da agricultura familiar com o mercado que vai valorizar esse produto, estrategicamente nos grandes centros urbanos”, afirma Gabriella Marques, uma das co-fundadoras da Polvo Lab.
Marques comentou sobre a perspectiva de ampliar o diálogo com o Ceará, por meio do Projeto São José. “A gente trabalha desde a capacitação, da educação, metodologia, maquinário, inovação e, porque não, também, a marca de produtos da agricultura familiar. E é uma honra ter o Ceará, um estado que a gente ama tanto, que somos tão fãs da atuação, inclusive da própria agricultura familiar, e já estamos ansiosos pelas próximas parcerias”, destacou Marques.
A SDA esteve representada pelo coordenador estadual do Projeto São josé, Lafaete Almeida. Ele frisou os esforços feitos pelo projeto para que as cooperativas e associações de produtores e agricultores familiares possam cada vez mais acessar melhores mercados com maior qualidade e assim poder diversificar sua produção, mas também vender e melhorar a renda das famílias. “Estamos buscando parcerias no sentido de que a gente venha fortalecer essa relação das nossas organizações com os mercados consumidores. E a Polvo Lab pode, através da experiência que tem, do conhecimento, que já atua inclusive, ser nossa importante aliada nesse processo”, ressaltou o coordenador.
Participaram do encontro representantes da direção do Polvo Lab, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), coordenação e equipe técnica do PSJ e produtores e produtoras da agricultura familiar apoiados pelo projeto. Também estiveram presentes outras organizações e parceiros do Polvo Lab dos estados da Bahia, Piauí e Maranhão.