Alegria, integração e solidariedade marcam a 1ª corrida de rua da Polícia Penal do Ceará
17 de junho de 2024 - 09:40 #corrida #SAP #solidariedade
Natasha Ribeiro Bezerra - Ascom SAP - Texto
Pablo Pedraza - Fotos
Na manhã deste domingo (16), a Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização, com apoio do Serviço Social da Indústria (Sesi), do Governo do Estado e do Programa Ceará Sem Fome, realizou a 1ª Corrida da Polícia Penal do Ceará, na avenida Beira Mar, em Fortaleza. O evento reuniu mais de dois mil participantes, entre profissionais das forças de segurança e público civil.
Com concentração marcada para às 6 horas da manhã no Bolsão de Estacionamento da Beira Mar, a corrida atraiu corredores de diversas idades, a partir de 14 anos para a modalidade de 5 km, e 16 anos para os 10 km. O percurso, que contemplou uma das vistas mais privilegiadas da cidade, foi disputado por competidores que demonstraram preparo e entusiasmo ao longo dos quilômetros.
A 1ª Corrida da Polícia Penal do Ceará não apenas promoveu a prática esportiva, mas também premiou os primeiros colocados com troféus e uma quantia em dinheiro, além de medalhas para todos os participantes que completaram a prova dentro do tempo estipulado. O evento, além de fomentar o espírito esportivo e a saúde, também fortaleceu vínculos de companheirismo e cooperação entre os participantes.
Durante a solenidade, ocorreu a entrega simbólica de um “cheque” contendo 4 toneladas de alimentos arrecadados para o programa Ceará Sem Fome, do governo do Estado. A primeira-dama do Ceará, Lia de Freitas, esteve presente para receber a doação, destacando o compromisso do evento não apenas com o esporte, mas também com a solidariedade e apoio às causas sociais. A iniciativa reforçou o papel transformador dos participantes e o engajamento ativo na ajuda aos mais necessitados, consolidando a corrida como um evento de impacto social positivo.
Na ocasião, também foi prestada homenagem ao policial penal e corredor profissional Fabiano Araújo, que dedicou 19 anos de serviço exemplar à polícia penal. A presença dos familiares de Fabiano Araújo na corrida ressaltou a importância de seu legado e o impacto positivo que ele deixou tanto na instituição quanto na sociedade.
O secretário da Administração Penitenciária e Ressocialização, Mauro Albuquerque, comemora o sucesso da corrida. “Estamos extremamente satisfeitos com o êxito da primeira corrida de rua da polícia penal, que não só promoveu a saúde e o espírito de equipe, parceria e amizade entre nossos profissionais e a sociedade, mas também arrecadou alimentos significativos para o programa Ceará Sem Fome. Agradeço imensamente a todos os participantes por sua dedicação e generosidade, que refletem o verdadeiro espírito de solidariedade e colaboração”, concluiu.
A primeira-dama e presidente do Comitê Intersetorial de Governança do Ceará Sem Fome, Lia de Freitas, agradece a doação dos alimentos para o programa. “Gostaria de parabenizar o secretário Mauro e a secretaria de administração penitenciária pela iniciativa, tanto de promover saúde como também promover cidadania e conscientização pelo próximo, que é o nosso cearense, nosso irmão e irmã, que mais necessita do nosso estado do Ceará. Muito obrigada a todos que trouxeram os dois quilos de alimentos. Nós temos uma unidade central vinculada ao corpo de bombeiros da defesa civil, e nessa unidade central nós fazemos a intermediação das doações desses alimentos. Você pode acompanhar no site cearassemfome.ce.gov.br, a transparência e o credenciamento dessas entidades”, disse.
O coordenador de educação e responsável pela organização do evento, Rodrigo Moraes, fala sobre a corrida. “Estamos bastante felizes com a realização da primeira corrida da polícia penal. O nosso secretário Mauro Albuquerque pagou a missão para a coordenadoria de educação e comissão de esporte da SAP e assim realizamos com êxito, concluindo aí com mais de 2.100 participantes. Acredito que contribuímos com o Ceará Sem Fome, com a saúde do cidadão cearense e com o fortalecimento da Secretaria da Administração Penitenciária e da Polícia Penal. Com a união das forças e da sociedade cearense, conseguimos beneficiar a segurança pública e o bem-estar de todos”, disse.
Conquistas
A ganhadora do 1º lugar dos 5km, categoria Feminino, Raimunda de Sousa, fala sobre sua experiência. “Estou muito feliz de ter sido a primeira mulher a chegar na largada. O sentimento é de orgulho e dever cumprido. Apesar do meu currículo em corrida de rua ser extenso, uma vitória a mais é sempre uma conquista nova. Só tenho que parabenizar a organização e agradecer. Tudo nota 10!”, atenta.
O Capitão da Polícia Militar e ganhador do 2° lugar dos 5km, categoria 60 anos ou mais, Francisco Etoal de Lima, comemora sua vitória. “Hoje tenho 63 anos, tinha sobrepeso e não cuidava da saúde como devia. Percebi que precisava mudar a partir do momento que tentei calçar meu coturno e tive dificuldade. Mudei o estilo de vida, fiz dieta, comecei a praticar exercícios físicos e olha aonde eu consegui chegar. Já venho há um ano e meio praticando corrida e a gratificação maior foi concluir o circuito com sucesso. Cheguei em segundo lugar e estou muito feliz com essa conquista. Eu só tenho elogios pra fazer sobre o evento e gostaria de reforçar que o Estado e todas as forças de segurança deveriam investir em mais iniciativas assim, para promover mais qualidade de vida para seus profissionais”, afirma.
O servidor da Guarda Municipal de Fortaleza e ganhador do 1º lugar dos 5km, categoria pessoas com deficiência física (PCD), Rodrigo Duarte Pimentel, comemora a vitória. “Primeiramente gostaria de agradecer a Deus , meu treinador Flávio Queiroga, a Academia Mais Fôlego e a organização do evento da 1°corrida da Polícia Penal. Estou bem feliz pela conquista, sabemos que a vitória é conquistada com longos anos de treinamento, disciplina e de repente vem o resultado que nós tanto sonhamos. Represento algumas classes como por exemplo a Guarda Municipal de Fortaleza e aos atletas PCD’s que apesar de nossas limitações, nada impede de fazermos o nosso trabalho bem como se destacar em eventos esportivos e sociais .Fico grato pela a organização do evento por nos proporcionar a inclusão e a felicidade de vários atletas com necessidades físicas ou intelectuais. Meu muito obrigado!”, finaliza.