Brigadistas da Cogerh salvam filhos utilizando técnicas de desengasgo

19 de junho de 2024 - 09:23 # # #

Ascom Cogerh - Texto
Agência Brasília - Fotos
Blog Maria Monteiro - Infográfico

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, mais de 94% dos casos de asfixia por engasgo ocorrem em crianças menores de sete anos. Um desses episódios ocorreu com um colaborador da Companhia em junho deste ano de 2024.

Jean Carlos Braga, da Gerência de Outorga e de Fiscalização (Geofi), comenta que o caso aconteceu com seu filho de apenas um ano e três meses. No momento em que Jean foi trocar a fralda da criança, ele colocou na boca uma tampa de soro sem que o pai notasse. Ao notar o engasgo, o colaborador agiu rápido e aplicou nele a tapotagem, manobra ensinada no curso de brigadistas de incêndio e de emergência do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará.

“Quando ele abriu a boca para tomar ar eu percebi que dentro da boquinha dele, lá na garganta, estava presa essa tampinha. Aí eu me lembrei, foi no automático, da manobra que a gente aprendeu lá com os brigadistas”, Jean afirma ressaltando a importância do treinamento proporcionado pela Cogerh.

O colaborador ainda conta que não foi a primeira vez que ele teve que realizar a manobra de desengasgo, e analisa sobre sua aprendizagem. “Não só a gente utiliza, ou pode utilizar, a gente torce para que não venha a ocorrer isso, mas é possível que um dia a gente venha a precisar”. Jean ainda complementa: “E, graças a Deus, pelo conhecimento que eu adquiri com os brigadistas, eu consegui salvar meu filho”.

Outro caso semelhante ocorreu com um colaborador da Companhia em 2022. Ramon Nunes, da Regional das Bacias Metropolitanas, participou da 1ª turma de brigadistas, em que diversos assuntos foram abordados.

Ramon comenta que, ao citarem a manobra de Heimlich, ele logo se recordou de sua filha. “E eu me lembro que no treinamento, eu até perguntei, em um caso de uma criança pequena, em referência à minha filha”.

A sua filha tinha apenas oito meses quando o incidente ocorreu, e foi Ramon quem conduziu toda a manobra. “Vejo que foi de grande valia para mim. Eu percebi que isso que eu aprendi, para mim, salvou a vida da minha filha”.

Mas o que é o engasgo?

Quando a gente engole, movimentos coordenados da epiglote e dos músculos dentro da garganta encaminham o líquido ou a comida para o esôfago, que funciona como um tubo que vai até o estômago. A epiglote é uma válvula que fica na ponta da laringe. É ela quem evita a saída de ar e a entrada de corpo estranho enquanto engolimos algo.

Como realizar a manobra?