Visitas mediadas, oficina de Stencil e atividades infantis integram a programação da Pinacoteca do Ceará
27 de junho de 2024 - 11:23 #exposições #Pinacoteca do Ceará #programação
Ascom Pinacoteca do Ceará - Texto
Marília Camelo - Pinacoteca do Ceará - Fotos
O público ainda pode conferir a exposição “Claudia Andujar. Minha vida em dois mundos”, nova mostra em cartaz de quinta a sábado de 12h às 20h e, aos domingos, de 9h às 17h
Na última semana de junho, a Pinacoteca do Ceará realiza visitas mediadas temáticas nas exposições em cartaz e um ateliê de Stencil, além da tradicional programação infantil. O museu, que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante, está com três exposições em cartaz, incluindo a recém-aberta “Claudia Andujar. Minha vida em dois mundos”.
Na quinta-feira (27), a Pinacoteca recebe em seu auditório o lançamento do Guia Inclua da Cultura, organizado pelo programa Cientista Chefe da Cultura (CCCult), com apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), Instituto Mirante, Instituto Dragão do Mar e Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). A programação contará com uma troca de experiências entre as instituições envolvidas, com início às 14h30. Com a proposta de desenvolver políticas mais inclusivas e pró-equidade nas iniciativas e equipamentos culturais, o Guia Inclua será apresentado a partir das 18h pela diretora da Plataforma Inclua do IPEA, Joana Luiza de Oliveira Alencar, e pelos professores Leandro Bulhões (UFC) e Arilson dos Santos Gomes (Unilab), integrantes do CCCult.
Também na quinta (27), o “Percursos Entrelaçados + Ateliê: Entre territórios: Imagens Espectrais” vai até à exposição “Claudia Andujar. Minha vida em dois mundos” para uma visita mediada que dialoga com as obras e o trajeto da artista pela fotografia a partir de sua chegada ao Brasil. A atividade será realizada das 16h às 18h e conta com interpretação em Libras.
Na sexta-feira (28) e no sábado (29), o público é convidado para as visitas mediadas livres, que acontecem das 15h às 16h, com mediação da equipe educativa. O percurso apresenta aos visitantes as principais obras da “Mostra Bonito pra Chover” e da exposição “Claudia Andujar. Minha vida em dois mundos”. A classificação indicativa é livre e há interpretação em Libras. Para participar, basta comparecer à recepção 15 minutos antes do horário ofertado e fazer a inscrição. A participação é por ordem de chegada, no limite de até 20 pessoas por grupo.
Ateliê de Stencil e atividades infantis
No sábado (29), o museu realiza o “Ateliê de Arte Urbana: Stencil”, em que serão apresentados referências visuais e materiais possíveis para planejar e executar a criação de imagens com uma ou mais camadas. A atividade será realizada das 14h às 16h no Ateliê 1 da Pinacoteca do Ceará. O Ateliê é recomendado para pessoas a partir de 14 anos e são oferecidas 10 vagas por ordem de chegada, sem necessidade de inscrição prévia.
No domingo (30), a Pinacoteca do Ceará destaca o “Ateliê Criança cria: Bicho folha”, que busca dialogar com os pequenos sobre as plantas e árvores que fazem parte do cotidiano da cidade, além de experimentar a criação de seres a partir da utilização de folhas e elementos da natureza. A atividade acontece em duas edições, das 10h às 11h e das 15h às 16h, no Ateliê 1 da Pinacoteca do Ceará, recomendado para crianças a partir de 3 anos.
Serviço:
Programação da Pinacoteca do Ceará – 27 a 30 de junho
27 de junho (quinta-feira)
14h30 às 19h30
“Políticas Afirmativas na Gestão Cultural” – Troca de experiências e lançamento do Guia Inclua da Cultura
Onde: Auditório da Pinacoteca do Ceará
Classificação indicativa: Livre
Acessível em Libras
16h às 18h
Percursos Entrelaçados + Ateliê: Entre territórios: Imagens Espectrais
Mediação: Wallison Azevedo
Onde: Exposição “Claudia Andujar. Minha vida em dois mundos”
Classificação indicativa: Livre
Acessível em Libras
28 de junho (sexta-feira)
15h às 16h
Visitas mediadas
Onde: Mostra Bonito pra Chover e exposição “Claudia Andujar. Minha vida em dois mundos”
Classificação indicativa: Livre
Acessível em Libras
29 de junho (sábado)
14h às 16h
Ateliê de Arte Urbana: Stencil
Mediação: Beatriz Gurgel e Érica Xita
Onde: Ateliê 1 da Pinacoteca do Ceará
Classificação Indicativa: Livre
Para pessoas a partir de 14 anos
Inscrição por ordem de chegada | 10 vagas
Acessível em Libras
15h às 16h
Visitas mediadas
Onde: Mostra Bonito pra Chover e exposição “Claudia Andujar. Minha vida em dois mundos”
Classificação indicativa: Livre
Acessível em Libras
30 de junho (domingo)
10h às 11h | 15h às 16h
Ateliê Criança Cria: Bicho folha
Mediação: Wallison Azevedo
Onde: Ateliê 1 da Pinacoteca do Ceará
Classificação indicativa: para crianças a partir de 3 anos
Acessível em Libras
> Todas as atividades são gratuitas
> As obras em exposição têm diferentes classificações indicativas. Atente para a sinalização daquelas não recomendadas para crianças ou adolescentes
> A programação infantil requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável por cada criança
> A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis
Em cartaz:
“Claudia Andujar. Minha vida em dois mundos” – até 29 de dezembro de 2024
Mostra “Bonito Pra Chover”:
“No Lápis da Vida Não Tem Borracha” – até 1º de setembro de 2024
“Amar se Aprende Amando” – até 1º de setembro de 2024
Mostra Acervo Pinacoteca do Ceará
Visitas de quinta a sábado, das 12h às 20h, e domingos, de 9h às 17h