Grupo de Trabalho Interinstitucional se reúne para a 1ª reunião de preparação do ‘Fórum Porto do Pecém: Porta de Ingresso do Brasil para o Caribe’

10 de julho de 2024 - 09:50 # # # #

Joanna Cruz - Ascom Casa Civil - Texto
Estácio Jr. - Casa Civil - Fotos

A reunião contou com a participação do ministro Chefe da Divisão de Integração de Infraestrutura do Itamaraty

Nos dias 21, 22 e 23 e agosto, o Ceará receberá o Fórum Porto do Pecém: Porta de Ingresso do Brasil para o Caribe, coordenado pelo Ministério das Relações Exteriores, com o apoio do Governo do Ceará e instituições parceiras. Com objetivo de discutir e planejar as ações estratégicas para a realização do Fórum, representantes do Governo Federal, Governo do Estado do Ceará, Complexo do Pecém, entre outras instituições, estiveram reunidos na tarde de terça-feira (09), na Casa Civil.

A 1ª reunião de preparação controu com a presença do ministro Chefe da Divisão de Integração de Infraestrutura do Itamaraty, João Carlos Parkinson de Castro, representando o Ministério das Relações Exteriores. Ele explica que, partir da abertura de novas rotas marítimas, a expectativa do Fórum é promover as exportações brasileiras e ainda contribuir para a segurança alimentar e diversificação comercial dos países caribenhos.

“O Fórum vai ampliar as oportunidades de negócios, atrair investimentos e, por consequência, gerar empregos para o Ceará. Com as novas rotas marítimas, entendemos que haverá ampliação significativa das oportunidades comerciais do Brasil, considerando que há 43 milhões de habitantes nas ilhas caribenhas”, ressaltou o ministro.

Para os 3 dias de Fórum são esperados ministros e empresários dos oito países do Caribe (Bahamas, Barbados, Guiana Francesa, Suriname, Jamaica, Trinidad & Tobago, República Dominicana e Cuba).

Para a secretária das Relações Internacionais do Ceará, Roseane Medeiros, organizar um evento dessa magnitude exige uma combinação de esforços de várias áreas. “Temos diversas organizações e instituições envolvidas, mas é necessário estabelecer uma governança de forma que o estado possa cooperar da melhor maneira possível. Será um evento de grande relevância. Considerando a infraestrutura do Complexo do Pecém e o Hub de Hidrogênio Verde, o Governo do Ceará tem uma excelente oportunidade de se promover e fortalecer as relações políticas e econômicas”, explicou a secretária.

Saiba Mais

No dia 12 de junho foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), o Decreto que institui o Grupo de Trabalho Interinstitucional para o Fórum. O objetivo do GT é planejar, organizar e executar tarefas relacionadas à realização do Fórum na capital cearense, bem como a divulgação do Estado do Ceará.

Fazem parte do Grupo representantes da Casa Civil, da Secretaria das Relações Internacionais, do Turismo, do Desenvolvimento Econômico, da Segurança Pública, Casa Militar e Complexo do Pecém. Como convidadas, fazem parte a Federação das Indústrias do Estado do Ceará, ApexBrasil, Universidade Federal do Ceará, entre outras instituições.