Dia do Rock tem do pop ao heavy metal nos espaços públicos culturais da Secult Ceará

11 de julho de 2024 - 14:45 # # # #

Ascom Secult-CE - Texto
Thiago Matine e Ascom Secult-CE- Fotos

Homenagens a ícones do estilo e 25ª edição do ForCaos são atrativos no mês das férias

Com mais de meio século, o rock continua sendo um estilo musical repleto de fãs. Inúmeras gerações, de realidades socioeconômicas, culturais e geográficas diversas, guardam esta sonoridade com carinho e reverência. A popularidade é tanta, que o rock ganhou até espaço comemorativo no calendário: 13 de julho.

Na temporada de férias, a data será lembrada com uma série de shows em espaços que integram a Rede Pública de Equipamentos da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará). As apresentações acontecem na Estação das Artes, Hub Cultural Porto Dragão e Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ).

Vale destacar que julho começou com tudo, afinal o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMac) foi palco, no último sábado (6), da turnê de despedida da banda Sepultura, em noite que ainda contou com apresentação do grupo Angra.

Após este evento histórico na capital cearense, a programação continua com opções que vão do pop ao heavy metal. Tem festival tradicional no calendário cultural do estado e homenagens a ícones do rock.

Hub Cultural Porto Dragão e CCBJ

Em meio às comemorações dos cinco anos de inauguração, o Hub Cultural Porto Dragão recebe um dos mais importantes e longevos eventos de rock no País. No dia 12, às 19h, acontece a abertura da 25ª edição do ForCaos. Sobem ao palco as bandas Darkside, Steel Fox e Neverheals.

No dia 20 de julho, às 18h, o palco do ForCaos é o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ). Ariel Void, Pex e Claudine Albuquerque são as atrações da noite. Tanto no Hub como CCBJ, a entrada é por meio de doação de 1 kg de alimento não perecível. Os alimentos serão revertidos para os projetos Cozinhas Solidárias do Bom Jardim e Coletivo Bem Viver, do Jardim das Oliveiras.

Estação das Artes

Na noite de quinta (11), os fãs do rock curtem os clássicos de duas bandas históricas. A partir das 18h, os cearenses da Killer Queen interpretam o quarteto britânico liderado por Freddie Mercury (1946-1991). Em seguida, o grupo Animals celebra o som do grupo Pink Floyd.

A homenagem ao Dia do Rock segue na noite de sexta (12) com o Projeto Tayllim, a partir das 19h30. Liderado por Tatianna Freitas, o grupo conta ainda com Carolina Alencar, Sidney Nascimento e Abraham Paiva, que juntos interpretam canções de lendas do rock brasileiro, como Rita Lee, Cássia Eller e Pitty.